A previsão de dias quentes no feriado de Finados, o primeiro desde o início do horário de verão, fará com que muitos caxienses peguem a Rota do Sol (RSC-453) rumo do Litoral. E como é praxe nessa época do ano, vale reforçar o aviso aos motoristas: muito cuidado com os buracos na pista. Pois apesar do bom estado que a estrada apresenta desde o trecho urbano de Caxias até Lajeado Grande - por onde passaram as obras do Crema Serra - o trajeto até o viaduto Humaitá está em mau estado. E pode ficar ainda pior se as previsões de chuva se confirmarem.
A reportagem do Pioneiro percorreu a Rota do Sol na tarde desta quinta-feira. E a constatação mais evidente é que o cenário se inverteu em relação ao último verão, quando o ponto mais críticos para os motoristas era de Caxias até Lajeado Grande. Agora, nesta parte de asfalto recuperado, o alerta fica mais por conta da falta de sinalização horizontal nos pontos que receberam obras recentemente. Porém, logo no primeiro quilômetro após o distrito de São Francisco de Paula (km 200 da RSC-453), a perturbação dos buracos começa. E é ainda pior no sentido Litoral-Serra.
Leia as últimas notícias do Pioneiro
Morador de Cambará do Sul, o estudante de Psicologia da UCS Ricardo Diefenthaeler, 29 anos, tem sido vítima frequente do descaso com o trecho não contemplado pelo Crema da Rota do Sol. Em quatro meses, teve oito pneus furados. Por volta das 14h30min de quinta, esperava o pai em um recuo da pista bem próximo a Lajeado Grande, pois precisou de ajuda para levar o estepe, que nem teve tempo de consertar desde o último acidente, até um borracheiro. Estava parado na estrada desde o meio-dia.
- Eu faço esse trajeto uma vez por semana e sou testemunha. Mesmo quando tapam os buracos, qualquer chuva já reabre. É um transtorno muito grande. Dei sorte que minha disciplina das 13h30 já encerrou, mas tenho outra às 16h30 - reclama Ricardo.
Além do percurso até Tainhas, outra parte crítica da Rota é próximo ao acesso à localidade de Aratinga (km 1 da RSC-453), também em São Francisco de Paula. Há pelo menos 20 buracos que podem causar estragos nessa parte do caminho, em ambos os sentidos da via.
Policiamento
O Grupo Rodoviário de Gramado, responsável pelo policiamento da Rota entre Tainhas e Terra de Areia, irá intensificar a fiscalização no feriado, com viaturas partindo da base provisória já instalada em Tainhas.
A dica do Grupo Rodoviário é para que os motoristas evitem viajar à noite, tanto pelo provável fluxo intenso, quanto pelas condições da estrada. A falta de borracharias e pontos com pouco sinal de telefone são fatores que se agravam para quem fica empenhado à noite.
Trânsito
Às vésperas do feriado de Finados, situação da Rota do Sol exige prudência dos motoristas
Trechos entre Lajeado Grande e Tainhas e próximo à localidade de Aratinga são os mais esburacados
GZH faz parte do The Trust Project