A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República agora é parceira na implementação de ações para a inserção da Educação em Direitos Humanos nas diferentes esferas institucionais da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O Acordo de Cooperação Técnica foi assinado nesta segunda-feira pelo Ministro Pepe Vargas, titular da pasta, e o reitor Evaldo Kuiava.
Leia todas as últimas notícias do Pioneiro
O acordo não envolve transferência de recursos. A Secretaria se compromete a prestar cooperação técnica, disponibilizando materiais para o acervo e participando de eventos da UCS, além de acompanhar a execução de ações e analisar resultados. Já a universidade vai cumprir objetivos para a inserção do tema direitos humanos no ensino, pesquisa e extensão, além da área de gestão.
- É uma tradição da universidade os direitos humanos, mas com este acordo de cooperação temos o prazer de contribuir para que se tenha na grade curricular, nas atividades de extensão, a temática dos direitos humanos - disse o ministro.
O ministro e o reitor lembraram ações desenvolvidas pela UCS em prol da defesa dos direitos humanos. Pepe destacou que é preciso construir políticas públicas que garantam direitos a todos os cidadãos, pois apesar de a sua violação não ocorrer como no período da Ditadura Militar, segue acontecendo de outras formas.
Após a assinatura do Acordo de Cooperação, foi aberta a exposição fotográfica "A Ditadura Militar no Brasil 1964-1985: A Verdade da Repressão. A Memória da Resistência", na Casa UCS. A solenidade teve ainda exibição do documentário "Que bom te ver viva", de Lúcia Murat, parte da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul.
Educação
Universidade de Caxias do Sul firma acordo com Secretaria de Direitos Humanos da Presidência
Parceria visa inserir a educação em direitos humanos nas diferentes esferas da instituição
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: