Pelo menos 12 municípios da Serra Gaúcha participarão da mobilização denominada "Movimento do Bolo", da Federação dos Municípios (Famurs). Nas 12 prefeituras consultadas pela reportagem da Rádio Gaúcha Serra haverá algum tipo de mobilização. Em São Marcos e Vacaria, haverá alteração no atendimento durante parte da manhã desta sexta-feira.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
A estimativa da Famurs, divulgada na manhã desta quinta-feira, é de que 470 prefeituras gaúchas participarão. Atualmente, conforme a Famurs, 18% do montante dos recursos arrecadados com impostos retornam aos municípios, a União fica com 57% e os Estados recebem 25%.
Prefeituras consultadas:
Veranópolis: atendimento será normal no centro administrativo. Haverá faixas em frente à prefeitura. Às 14h30min haverá reunião da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) na cidade em que abordarão o movimento. Os prefeitos participantes concedem uma entrevista coletiva.
Bento Gonçalves: prefeitura participará da mobilização com a participação do prefeito na reunião da Amesne, em Veranópolis.
Canela: prefeitura atenderá normalmente, mas serão colocação de faixas em frente ao centro administrativo.
Carlos Barbosa: realizou um ato por volta das 11h desta quinta-feira (24). Nesta sexta, a prefeitura estará fechada porque devido ao feriado da Emancipação Político-administrativa de Carlos Barbosa.
Caxias do Sul: prefeitura terá atendimento normal. Manifestações com relação à falta de repasses devem ser feitas pelo prefeito pela assessoria de imprensa.
Farroupilha: haverá um pronunciamento às 14h em frente ao centro administrativo. Também serão colocados cartazes na fachada do prédio da prefeitura. O atendimento ao público não será prejudicado. Os serviços serão prestados normalmente das 9h às 16h.
Flores da Cunha: o atendimento na prefeitura não será afetado, mas a prefeitura apoia mobilização.
Garibaldi: uma faixa será colocada em frente ao centro administrativo, mas a prefeitura atenderá normalmente.
Gramado: atendimento normal no centro administrativo. Porém, alguns veículos da prefeitura circularão com faixas em protesto, principalmente os da saúde e da educação.
Nova Petrópolis: será colocada uma faixa na Praça das Flores, no centro da cidade. Servidores do centro administrativo farão mobilização na praça das 8h às 8h30min. Se chover, a concentração será na Rua Coberta. Depois, atendimento normal no centro administrativo.
São Marcos: o centro administrativo estará fechado ao público das 10h às 12h. Nesse horário, os servidores do município assistirão a uma palestra sobre a situação financeira de São Marcos. O ato não afeta os atendimentos de saúde e as escolas municipais. Na parte da tarde, a partir das 13h30min, a prefeitura abrirá normalmente.
Vacaria: estará fechada para atendimento ao público das 8h às 10h, apenas com trabalho interno. Depois, atende até as 11h30min. À tarde, o atendimento será normal, das 13h30min às 18h.