Os moradores de Caxias do Sul vão receber neste mês duas contas de água. Para os usuários do sistema de abastecimento cujo ciclo da fatura termina no dia 28, a conta irá vencer no dia 06 de outubro. Essa conta é referente ao período até 28 de agosto e ainda é impressa em gráfica através do método de leitura antigo, um processo que pode demorar até 45 dias. A partir desta segunda-feira, 28 de setembro, a medição pelo Sistema Municipal Autônomo de Água e Esgoto (Samae) passa a ser instantânea, com a impressão da fatura na hora. A conta referente a este ciclo tem o vencimento para 06 de novembro, mas será entregue junto com a conta que vence em 06 de outubro.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Conforme o assessor da presidência do Samae, Idair Moschen, apenas neste mês os usuários vão receber duas contas. As leituras, a partir disso, se darão de 30 em 30 dias com emissão da fatura na hora. A conta do período até 28 de outubro terá vencimento para 06 de dezembro, a de 28 de novembro terá prazo até 06 de janeiro, e assim sucessivamente. A aproximação do momento da leitura e emissão da fatura com o vencimento da conta vai se dar em um segundo momento, explica Moschen, e a forma como essa transição vai ocorrer ainda está sendo estudada.
Os novos equipamentos portáteis, chamados de microcoletores, já permitem as medições em todo o território do município pelos 29 leituristas do Samae. O aparelho também permite identificar se há um possível problema de vazamento, que pode ser informado na hora ao consumidor. Antes, havia uma demora de vários dias até haver a constatação do problema e a informação ao usuário.
Ao todo, o Samae adquiriu 35 microcoletores ao valor de pouco mais de R$ 603 mil, incluído o valor do software de operação e da impressora.