Até o final da semana o acesso ao bairro Santa Fé por meio do trecho urbano da Rota do Sol pode ter novamente lombadas eletrônicas. Esta é a expectativa do diretor de operação rodoviária do Daer, Rogério Uberti.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
A colocação dos redutores dependia da assinatura de um aditivo de contrato, concluído na última sexta-feira. Agora, a instalação depende das condições climáticas. Os equipamentos estavam previstos inicialmente para a RS-030, mas foram remanejados para a RS-122 para agilizar o retorno da fiscalização na entrada do bairro Santa Fé. O ponto já contava com lombadas, que foram retiradas ao fim do contrato no início do ano.
A licitação que previa a recolocação dos redutores atrasou porque no mesmo lote estavam previstos equipamentos para a BR-470, federalizada em março. Devido à transferência da estrada para a União, a concorrência acabou suspensa.
Outros pontos que devem ganhar lombadas eletrônicas nos próximos dias são as proximidades das cabeceiras da ponte do Burati, na RS-453, entre Farroupilha e Bento Gonçalves. O Daer também prepara licitação para instalar lombadas eletrônicas em diversas estradas da Serra. Entre elas está a RS-122, entre São Sebastião do Caí e Flores da Cunha, o que inclui o acesso ao bairro Distrito Industrial, em Caxias. A RS-453 também vai receber equipamentos nas proximidades do shopping Iguatemi.
Os pontos ainda passam por estudos de sinalização e o edital deve ficar pronto no mês que vem. Os contratos com as empresas que operavam as lombadas eletrônicas venceram em 15 de janeiro. Agora, as novas licitações preveem não apenas a reposição dos equipamentos, mas a ampliação do número de redutores.
Serra Imobilizada
Lombadas eletrônicas no Santa Fé, em Caxias, podem ser reinstaladas nesta semana
Redutores haviam sido adquiridos inicialmente para a RS-030
GZH faz parte do The Trust Project