Será transferido para o Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, o paciente de São Marcos que aguarda há duas semanas por uma cirurgia após o diagnóstico de um abscesso numa membrana do tórax. A transferência de Amélio de Castro, 42 anos, ocorre na manhã de sábado, com saída do Hospital Beneficente São João Bosco prevista para as 7h.
O homem está internado desde o dia 14 de setembro. A cirurgia foi solicitada no dia 21, mas o São João Bosco não tem estrutura para realizá-la. Na quinta-feira, a Justiça determinou à Secretaria Estadual da Saúde que encaminhasse uma solução. A vaga foi conseguida pela 5ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS), por meio da Central de Regulação de Leitos do Estado, com apoio da Central de Regulação de Leitos de São Marcos.
Leia as últimas notícias do Pioneiro
Em tese, a operação não seria tão complexa. O homem chegou no João Bosco com fortes dores no peito. O médico responsável concluiu que a remoção do abscesso é o tratamento mais eficaz. O procedimento foi classificado como urgente, e não requer leito de UTI para o pós-operatório.
O problema era que São Marcos não tem referência no Estado para encaminhar pacientes do SUS que precisam especificamente de cirurgia torácica devido a resoluções estabelecidas no pacto da saúde pública. Caxias do Sul possui equipe para a operação de Castro, por exemplo, mas não podia atendê-lo por conta dessa regra.