Apesar da ameaça de protestos, o desfile de Sete de Setembro transcorreu normalmente em Caxias do Sul. O evento, realizado pela primeira vez na Rua Plácido de Castro, teve a participação de 55 entidades.
FOTOS: veja como foi o desfile na Rua Plácido de Castro
Confira as últimas notícias do Pioneiro
O público levou bandeiras do Brasil e crianças receberam balões verde e amarelo. DIversas entidades aproveitaram o desfile para homenagear os imigrantes. Também foram lembrados conflitos como a Guerra do Uruguai e a 2ª Guerra Mundial.
No desfile da Escola Hellen Keller, surdos de todas as idades desfilaram pedindo palmas aos presentes. À medida em que o colégio passava, o público respondia abanando as mãos ao alto, uma das formas usadas para o cumprimento.
Ao fim do desfile da Escola Melvin Jones, o público aplaudiu um grupo de 15 professores. Os docentes desfilaram de preto, carregando uma faixa com a frase "Luto pela educação".
O único imprevisto registrado foi a demora para começar o desfile do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea. Cerca de 15 minutos se passaram entre a última escola e a passagem dos primeiros automóveis.
Como de costume, o desfile foi encerrado pelo desfile motorizado, com veículos de diversas instituições, como Exército, Brigada Militar e Guarda Municipal.
Ao todo, 55 entidades participaram do desfile, sendo oito entidades sociais, sete esportivas, 12 escolas municipais, 12 escolas estaduais, cinco particulares, quatro de educação infantil, seis comandos e a prefeitura. Além disso, desfilaram 22 bandas marciais.