Um dos municípios com maior ligação com o tradicionalismo no Estado cancelou o desfile de 20 de Setembro devido à ameaça da doença do mormo. Vacaria terá apenas o desfile temático neste ano. A decisão foi tomada na manhã desta quinta-feira após uma reunião entre prefeitura, comissão organizadora da Semana Farroupilha e representantes de entidades tradicionalistas.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
De acordo com o presidente da Comissão Organizadora da Semana Farroupilha 2015 de Vacaria, Cláudio Luiz Oliveira dos Santos, nenhum caso de mormo foi registrado no município. Porém, em Vacaria há muitos cavalarianos que não são ligados a CTGs ou a piquetes, o que, segundo Santos, dificulta a fiscalização. A medida também serve como uma prevenção para não haver problemas no Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, que será realizado em janeiro do ano que vem. Ano passado, cerca de 1,2 mil cavalarianos participaram do desfile de 20 de Setembro na cidade.
A doença do mormo causa alterações respiratórias e provoca febre no animal. Não há vacina nem cura para a doença. Além disso, é contagiosa e pode ser transmitida para seres humanos.
Outros municípios do Rio Grande do Sul já cancelaram o desfile de cavalarianos. Em Caxias do Sul, o desfile está mantido e será realizado na Rua Plácido de Castro.