A construtora Construir foi a vencedora da nova licitação para revitalizar a Vila Esperança, em Farroupilha. Mesmo com a empresa licitada, ainda não existe um prazo para a obra começar. O início do trabalho depende do trâmite burocrático. De acordo com o secretário da Habitação de Farroupilha, Rogir Centa, a Caixa Econômica Federal apontou que as obras têm de começar até o dia 15 de outubro sob pena da prefeitura perder a verba de R$ 6 milhões destinada pela União.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
A contrapartida da administração municipal para a obra vai ser definida a partir de uma avaliação dos projetos que ainda será feita pela Caixa. Desde 2012, outras três empresas já venceram processos licitatórios, mas deixaram o trabalho por iniciativa própria ou porque foram desclassificadas.
O projeto envolve a construção de 100 novas casas para famílias em situação de vulnerabilidade social, além de pavimentação de ruas, instalação de redes de água, energia elétrica, esgoto e pluvial. A Construir trabalha nesses projetos para fazer adequações solicitadas pela Caixa Econômica Federal para liberar os recursos da União. Para realizar as obras, a construtora pretende contratar mão-de-obra de moradores da própria comunidade.
O diretor da Construir, Marialvo Cazarotto, explica que os critérios são experiência na construção civil ou disposição para aprender o serviço. A contratação de trabalhadores da própria comunidade partiu da Secretaria da Habitação que identificou moradores qualificados na área e que estão desempregados.
Por enquanto, a administração municipal iniciou trabalhos paralelos ao projeto, como a abertura da rua que será o principal acesso à Vila. Essa via também será pavimentada.