O Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv) de Caxias do Sul convocou paralisação geral da categoria para esta quarta-feira. Segundo o presidente da instituição, João Dorlan da Silva, cerca de 60 escolas municipais confirmaram a suspensão das aulas. As unidades básicas de saúde (UBSs) também devem reduzir o atendimento.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
A mobilização tem relação com a campanha salarial e plano de carreira dos servidores municipais, entre outras demandas elencadas pelo Sindiserv (ver abaixo). A categoria rejeitou as propostas do governo, que não teria atendido boa parte das 19 reivindicações apresentadas em abril.
- Os alunos já estão sendo avisados para não irem na escola onde houve adesão à paralisação. Os servidores dos postos de saúde vão atender casos de urgência e emergência - alerta Dorlan.
A programação do protesto inclui ato em frente ao prédio da prefeitura, na Rua Alfredo Chaves, das 9h às 12h. A mobilização no largo da prefeitura será retomada às 13h30min, e se prolongará até por volta das 16h. Após, o grupo se concentra na Câmara de Vereadores.
A secretária municipal de Recursos Humanos e Logística, Jaqueline Bernardi, diz que a população não deve ser afetada nos serviços de saúde:
- É direito do servidor paralisar ou trabalhar se quiser. A regra é que se mantenha um terço dos servidores para dar conta do atendimento nos postos. Nas escolas, caberá a cada professor ou direção decidir se haverá aula ou não. Mas as aulas devem ser recuperadas em outro dia - esclarece Jaqueline.
Dorlan diz que a paralisação só ocorre porque há dificuldade de negociação com o Executivo. A secretária rebate:
- A negociação do dissídio está em andamento. Outra questão é o plano de carreira, que está também está em andamento e o prazo final é agosto. Portanto, ainda estamos dentro do prazo - garante Jaqueline.
Prefeitura
Paralisação de servidores pode afetar postos de saúde e cerca de 60 escolas em Caxias
Mobilização inclui atendimento parcial e protesto na frente da prefeitura
GZH faz parte do The Trust Project