O município de Nova Petrópolis abrirá crédito de R$ 60 mil neste ano e de R$ 10 mil em 2016 e 2017 para a implantação de redes de fibra óptica para acesso a internet nas localidades do interior.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
O programa de autoria do Executivo prevê ainda apoio de até 20% do valor total para a instalação dos cabos em cada comunidade que solicitar o serviço na área rural. O projeto, aprovado na última semana pela Câmara de Vereadores, autoriza o município a atuar em parceria com as Associações de Moradores e com os Conselhos Distritais.
O secretário de Administração de Nova Petrópolis, Bruno Seger, afirma que devido a geografia do município, com relevos, a transmissão via antena ou por rádio não é eficiente, e por isso, o investimento será feito em redes de internet de alta velocidade. Ele explica ainda que os jovens estão deixando o interior do município, porque não tem acesso a internet, para estudar ou até mesmo para investir em tecnologia nas propriedades.
- Vamos trabalhar em conjunto com os moradores, e assim manter os jovens no interior. Os recursos serão repassados aos conselhos distritais, que vão contratar as empresas para desenvolver a rede. A ideia é ajudar o desenvolvimento do interior do nosso município - ressalta.
Ainda segundo o secretário, a implantação depende da mobilização de cada localidade, já que os projetos serão elaborados em conjunto com os conselhos. O sinal de telefonia fixa e móvel também apresenta problemas no interior de Nova Petrópolis.