Quem guarda lugar em frente ao Cartório Eleitoral de Caxias do Sul já na parte da manhã se desgasta sem necessidade. Muita gente imagina que a espera pelo recadastramento biométrico é demorada, e prefere chegar quatro horas antes da abertura do serviço. Seria uma forma de garantir atendimento logo no início da tarde. Mas é desperdício de tempo e paciência.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
A repartição só recebe o público das 12h às 19h. Portanto, eleitor que chega muito antes desse horário se submete a uma longa e exaustiva espera nas calçadas da Rua Garibaldi. Em contrapartida, a fila para o recadastramento flui com mais tranquilidade à tarde, principalmente após 16h. Nos últimos dias, o tempo médio para aguardar atendimento no horário regular do cartório oscilou entre 40 e 50 minutos no lado de fora, e outros 15 minutos no lado interno.
Tire suas dúvidas sobre o recadastramento biométrico
É bem menos transtorno do que chegar às 8h e só ser recebido quatro horas depois quando a repartição abre. Às 10h desta quarta-feira, pelo menos 20 pessoas aguardavam na rua, algumas haviam chegado por volta das 8h30min. Os funcionários do cartório avisam que esse tipo de precaução é inútil.
- Se alguém quiser chegar de manhã na fila a sugestão é que venha às 11h. Não tem porque ficar desde cedo aguardando. À tarde, o melhor horário é entre quatro e cinco - enfatiza o chefe de cartório da 169ª Zona Eleitoral, Edson Borowski.
Por outro lado, quem agendou previamente pela internet é beneficiado pela rapidez: 10 a 15 minutos para sair com os dados inseridos no sistema. Desde a semana passada, porém, o site do Tribunal Regional Eleitoral não tem horário disponível para setembro e tampouco oferece opção de agendamento para os meses seguintes. A medida foi adotada porque já são 4 mil agendamentos em Caxias. A direção do cartório planeja abrir mais guichês na primeira semana de setembro. A partir daí, mais horários serão oferecidos aos eleitores.
- Não podemos agendar com muita antecedência pois as pessoas esquecem. Ontem, 18 deixaram de comparecer - explica Edson.
O Cartório Eleitoral deve dobrar a capacidade de atendimento presencial possivelmente a partir de novembro, e pretende contratar mais funcionários terceirizados no início do ano que vem para dar conta da demanda. Apesar dos apelos, a tendência é de que boa parte da população deixe o recadastramento para a última hora, o que pode gerar filas esticadas.
SAIBA MAIS
- O recadastramento biométrico é obrigatório para todos os eleitores, e vai até o dia 16 de março. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, com plantões em dois sábados por mês. Neste sábado haverá atendimento das 12h às 18h. Nesse dia, senhas devem ser retiradas até as 17h.
- Até terça-feira, o serviço recadastrou 17.718 eleitores, menos de 900 por dia. A meta é alcançar 1,2 mil recadastramentos/dia (capacidade máxima de atendimento). Como Caxias tem 330.550 mil eleitores, o cartório teria realizar 2,3 mil atendimentos/dia para concluir o recadastramento até março como foi anunciado.
- Segundo Edson Borowski, Caxias deve ter 65 guichês de atendimento até novembro (atualmente são 35). Com isso, será possível dobrar a capacidade de atendimento.
- Em janeiro e fevereiro, o cartório terá plantão em todos os sábados. Também em janeiro, a expectativa é contratar funcionários terceirizados, o que possibilitará o atendimento na parte da manhã. Em março, o serviço será disponibilizado de segunda a domingo.
Recadastramento biométrico
Eleitores formam fila sem necessidade durante a manhã no cartório de Caxias
À tarde, atendimento leva menos de uma hora. Cartório pretende dobrar guichês até novembro
Adriano Duarte
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project