A paralisação dos servidores municipais nesta quarta-feira está afetando o atendimento em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caxias do Sul. Os moradores que chegam para consultar ou realizar exames são informados de que as atividades estão reduzidas em parte das 47 unidades.
Na UBS do bairro Esplanada, um servidor está na porta informando aos pacientes que não há atendimento. A moradora Jocelaine Ramos pretendia fazer um coleta de sangue que havia sido agendada para esta quarta-feira, mas teve de voltar para casa. Na unidade do bairro São Leopoldo, somente casos de urgência estão sendo atendidos. Por volta das 7h30min, cerca de quatro pessoas aguardavam na sala de espera do posto de saúde.
Na unidade do Sagrada Família, só foram mantidos os atendimentos de pediatria e urgências. Os serviços de curativos, vacinas e consultas clínicas foram suspensos. Já nas UBSs Bela Vista e Cruzeiro, o funcionamento era normal na manhã desta quarta-feira.
No Postão 24h, a reportagem encontrou duas pacientes que buscaram atendimento nos bairros e não conseguiram. Catiane Aparecida Aguiar, de 33 anos, veio do Reolon. Maria Adriana da Silva Araújo, do bairro São Leopoldo, onde há somente atendimentos emergenciais.
- Cheguei no posto às 6h20min e vi o cartaz da greve. Nem esperei e vim para o Postão - disse Maria.
A UBS do Centro, que fica na Rua Pinheiro Machado, vai atender normalmente até as 9h. Depois desse horário, a atividade será parcial, pois os servidores vão acompanhar a manifestação prevista para acontecer em frente à prefeitura.
A greve da categoria também afeta algumas escolas municipais. Segundo o Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv) de Caxias do Sul, cerca de 60 instituições de ensino confirmaram a suspensão das aulas. Os alunos foram avisados com antecedência e não houve tumulto. A Escola Luciano Corsetti (foto abaixo), no bairro Kayser, e a Caldas Júnior, no Petrópolis, estão entre as que não abriram as portas. A mobilização tem relação com a campanha salarial e plano de carreira dos servidores municipais, entre outras demandas elencadas pelo Sindiserv. A categoria rejeitou as propostas do governo, que não teria atendido boa parte das 19 reivindicações apresentadas em abril. A programação do protesto inclui ato em frente ao prédio da prefeitura, na Rua Alfredo Chaves, das 9h às 12h. A mobilização no largo da prefeitura será retomada às 13h30min, e se prolongará até por volta das 16h. Após, o grupo se concentra na Câmara de Vereadores.
Paralisação
Atendimento nas UBSs de Caxias é parcial devido à paralisação dos servidores municipais
Cerca de 60 escolas municipais também estão sem aula ou com horário reduzido nesta quarta-feira
GZH faz parte do The Trust Project