No bairro Vila Ipê, os moradores levam as suas reinvindicações às reuniões que acontecem às segundas-feiras, na sede da Amob. O transporte urbano é pauta frequente nos encontros.
- A necessidade que os moradores mais nos trazem, hoje, é a ampliação das linhas de ônibus. Questões de rua, como buracos e trocas de lâmpadas, passaram a chegar menos até nós - revela o presidente, Eduardo Melo Padilha.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Além de ser um espaço para exposição de reivindicações, as associações promovem atividades de caráter social. Até o próximo mês, a diretoria da Amob Vila Ipê pretende implantar dois projetos voltados para crianças e jovens: as aulas de hip hop e o programa Bola na Rua. Semanalmente, as mulheres do bairro participam da oficina de costura e dos encontros do clube de mães.
- Eu participo há cinco anos, foi amor à primeira vista. Se eu não venho nos encontros, fico até doente. Aqui a gente passa o tempo, conversa e ainda aprende as coisas de costura, pintura e crochê - conta a aposentada Maria Terezinha Moreira dos Santos, 54 anos.
No São Victor Cohab a Amob não tem sede. As reuniões e atividades ocorrem no Centro de Inclusão e Alfabetização Digital (Ciad), onde são oferecidas aulas de informática de forma gratuita. Devido à falta de um espaço próprio, as reivindicações, muitas vezes, são levadas até a residência dos membros da diretoria.
- Agora estamos em busca do centro comunitário para atender melhor os moradores. Essa é a principal reivindicação do pessoal, junto com a ampliação do atendimento do posto de saúde. Mas recebemos todo tipo de pedido deles. De 50% a 60% da população do bairro nos procura para ajudar em algo - detalha o presidente da Amob, Julio Celso da Rosa.
A operadora de torno Camila Zanelloto da Silva, 31, diz que a Amob teve papel fundamental para a regularização do terreno onde mora.
- A associação foi muito importante para ter o nosso terreno no nosso nome - destaca a moradora.
A voz dos bairros
Amobs de Caxias do Sul oferecem atividades gratuitas
Aulas de costura e de informática são disponibilizados aos moradores
Alana Fernandes
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: