A alta das moedas estrangeiras prejudica alguns setores, mas favorece outros, como o turismo interno. A semana passada foi de movimento intenso nas vinícolas de Bento Gonçalves e o fluxo deve continuar assim nesta semana. O período é de férias escolares, o que naturalmente provoca o crescimento na procura por atrativos, mas o setor diz que o incremento no movimento impressiona neste ano na comparação com o passado. O fluxo de turistas cresceu de 20% a 30% em relação às férias de inverno de 2014.
Leia todas as últimas notícias do Pioneiro
O presidente da Associação dos Produtores do Vale dos Vinhedos (Aprovale), Márcio Brandelli, conta que a expectativa é receber 350 mil turistas ao longo do ano, um volume 30% superior ao ano passado.
- O período de férias sempre é um período muito bom. As duas épocas de maior concentração de visitantes são o inverno e o período da safra, nos primeiros meses do ano - diz Brandelli, destacando que as vinícolas preparam atrações especiais nestes períodos de alta temporada.
A divulgação maior dos produtos da região e até a exposição como cenário na novela das 18h da rede Globo também podem ter contribuído para o incremento do fluxo.
Outros roteiros têm a mesma percepção. Um exemplo é a Dal Pizzol Vinhos Finos, no distrito de Faria Lemos, integrante da Rota das Cantinas Históricas.
- Agora, especificamente neste inverno, talvez o efeito crise tenha feito com que as pessoas viajem mais internamente no país, deixando de ir para o Exterior. Consequentemente, temos um número maior de turistas, principalmente vindos de São Paulo e do Rio de Janeiro. Temos bastante fluxo principalmente do turista vindo da região Sudeste - relata o enólogo da Dal Pizzol, Dirceu Scottá.
A Salton, no distrito de Tuiuty, igualmente teve um incremento de 20% no número de visitantes:
- Chega a ser surpreendente. Temos recebido muitos visitantes de São Paulo, da Bahia, de vários Estados - comenta o presidente da vinícola, Daniel Salton.
A avaliação do setor vinícola é que o momento econômico, com alta de moedas estrangeiras, teve um efeito mais significativo para o turismo local do que a Copa do Mundo, que frustrou a expectativa de crescimento no ano passado.
Atrativo
Fluxo de turistas em vinícolas de Bento Gonçalves cresce até 30% neste inverno
Alta do dólar é uma das explicações para incremento no turismo interno nas férias
GZH faz parte do The Trust Project