Apesar de Caxias do Sul ser a segunda maior cidade do Estado e segundo maior polo metalmecânico do Brasil, contar com apenas três voos diários em dias úteis e centenas de empresários chegarem e partirem todos os dias para fechar negócios, não há perspectiva de reformas de vulto no Hugo Cantergiani. Enquanto o terminal funciona com aparelhos antigos, sofre com rachaduras e oferece precária infraestrutura aos passageiros, resta aguardar pela construção de um novo, em Vila Oliva. O que deve demorar para se tornar realidade.
O atual aeroporto de Caxias não está contemplado no plano de aviação regional lançado pela Secretaria Nacional da Aviação Civil em 2012. O programa prevê investir cerca de R$ 7,3 bilhões na construção ou reforma de 270 terminais em todo o país. A vaga caxiense ficou com Vila Oliva, em fase de estudo ambiental. Todos os contemplados passam por cinco etapas até ficarem prontos.
Um comparativo com outros sete aeroportos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina expõe a situação do Hugo Cantergiani. Joinville, por exemplo, tem praticamente a mesma população e quatro vezes mais voos, embora a pista seja mais larga, o que influencia na opção das companhias aéreas. Passo Fundo, com menos da metade da população de Caxias, tem nove decolagens por semana, incluindo para Curitiba.
O Hugo Cantergiani não tem possibilidade de expansão. O ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, chegou a se referir ao terminal como "condenado".
COMPARE
Caxias do Sul
:: População (2014): 470 mil
:: PIB (2012): 16,6 bilhões
:: Aeroporto Hugo Cantergiani
:: Tamanho da pista
largura: 30 metros
comprimento: 1.940 metros
:: Frequência: três voos diários em dias úteis, um no sábado e dois no domingo para São Paulo (capital e Campinas)
:: Operadora: Gol e Azul
:: Média de passageiros: 215.597 em 2014 (média de 17.900 ao mês)
:: Administrador: Departamento Aeroportuário do Estado (DAP)
:: Contemplado no Plano de Aviação Regional? Não
Pelotas (RS)
:: População (2014): 342 mil
:: PIB (2012): R$ 5,5 bilhões
:: Aeroporto João Simões Lopes Neto
:: Tamanho da pista
largura: 42 metros
comprimento: 1.980 metros
:: Frequência: um voo diário para Porto Alegre (em agosto, passará a ter dois)
:: Operadora: Azul
:: Média de passageiros: 57.490 em 2014 (média de 4.700 ao mês)
:: Administrador: Infraero
:: Contemplado no Plano de Aviação Regional? Sim (estudo de viabilidade técnica)
Santo Ângelo (RS)
:: População (2014): 78 mil
:: PIB (2012): R$ 1,3 bilhão
:: Aeroporto Sepé Tiaraju
:: Tamanho da pista
largura: 30 metros
comprimento: 1.340 metros
:: Frequência: zero (interditado desde agosto de 2013 para reforma da pista)
:: Operadoras: -
:: Média de passageiros: -
:: Administrador: Departamento Aeroportuário do Estado (DAP)
:: Contemplado no Plano de Aviação Regional? Sim (anteprojeto)
Rio Grande (RS)
:: População (2014): 207 mil
:: PIB (2012): R$ 8,9 bilhões
:: Aeroporto Gustavo Cramer
:: Tamanho da pista
largura: 30 metros
comprimento: 1.500 metros
:: Frequência: não tem voo regular desde janeiro de 2014, por falta de interesse das companhias, devido ao baixo movimento
:: Operadoras: -
:: Média de passageiros: 1.066 em 2014, de aviação geral e táxi aéreo (média de 90 ao mês)
:: Administrador: Departamento Aeroportuário do Estado (DAP)
:: Contemplado no Plano de Aviação Regional? Sim (anteprojeto)
Passo Fundo (RS)
:: População (2014): 195 mil
:: PIB (2012): R$ 6,2 bilhões
:: Aeroporto Lauro Kurtz
:: Tamanho da pista
largura: 1.700 metros
comprimento: 30 metros
:: Frequência: nove voos para Campinas, Curitiba e São Paulo (capital), sendo Campinas diário, Curitiba segunda a sexta e domingo, e São Paulo (capital) segunda a sexta e domingo.
:: Operadoras: Azul e Avianca
:: Média de passageiros: 167.548 em 2014 (média de 13.960 ao mês)
:: Administrador: Departamento Aeroportuário do Estado (DAP)
:: Contemplado no Plano de Aviação Regional? Sim (anteprojeto)
Criciúma/ Forquilhinha (SC)
:: População (2014): 204 mil
:: PIB (2012): R$ 5 bilhões
:: Aeroporto Diomício Freitas
:: Tamanho da pista
largura: 30 metros
comprimento: 1.425 metros
:: Frequência: quatro voos diários para Campinas
:: Operadora: Azul
:: Média de passageiros: 74.398 em 2014 (média de 6.200 ao mês)
:: Administrador: Infraero
:: Contemplado no Plano de Aviação Regional? Sim (estudo de viabilidade técnica)
Navegantes (SC)
:: População (2014): 70 mil
:: PIB (2012): R$ 1,4 bilhão
:: Aeroporto Ministro Victor Konder
:: Tamanho da pista
largura: 45 metros
comprimento: 1.701 metros
:: Frequência: cerca de 20 voos (conforme o dia da semana) para Campinas, Guarulhos, São Paulo (capital), Rio de Janeiro e Porto Alegre.
:: Operadoras: Gol, Azul e TAM
:: Média de passageiros: 1.351.557 em 2014 (média de 112.600 ao mês)
:: Administrador: Infraero
:: Contemplado no Plano de Aviação Regional? Sim (estudo de viabilidade técnica)
Joinville (SC)
:: População (2014): 515 mil
:: PIB (2012): R$ 18,3 bilhões
:: Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola
:: Tamanho da pista
largura: 45 metros
comprimento: 1.540 metros
:: Frequência: 12 voos diários para Porto Alegre, Brasília, Campinas, Guarulhos e São Paulo (capital)
:: Operadoras: Gol, Azul e TAM
:: Média de passageiros: 493.239 em 2014 (média de 41.100 ao mês)
:: Administrador: Infraero
:: Contemplado no Plano de Aviação Regional? Sim (estudo de viabilidade técnica)
Fontes: Infraero, ANAC, Secretaria dos Transportes e Mobilidade do RS, IBGE, Secretaria de Aviação Civil (SAC), Departamento Aeroportuário do Estado (DAP)
*colaboraram André Fiedler (Rádio Gaúcha Serra) e Jean Prado (RBS TV)