Um grupo de ciclistas promoveu um abraço simbólico ao prédio da prefeitura de Caxias do Sul no início da noite desta sexta-feira. A intenção é chamar a atenção para a falta de ciclovias ou ciclofaixas no Sistema Integrado de Mobilidade (Sim Caxias). Cerca de 300 pessoas participaram do ato, segundo a organização.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Depois do ato, os ciclistas partiram em pedalada pacífica por ruas contempladas pelo SIM. Batizado de "SIM no pedal - E a gente, anda onde?", o movimento é organizado junto ao movimento Massa Crítica, que ocorre na última sexta-feira de cada mês.
- A gente quer ser inserido no trânsito. Ou que pelo menos digam onde o ciclista deve andar. A gente sabe que deve ser na rua, mas deve ser dito para que todos os motoristas entendam - diz Luciano Pacheco, integrante do grupo Massa Crítica.
Pacheco também sugere que as vagas de estacionamento de carro suprimidas durante as obras do SIM na rua Sinimbu sejam transformadas em ciclofaixas:
- O momento de fazer isso é agora que a Sinimbu está toda preta, sem marcação.
Outra ciclista que participa do movimento, a administradora de empresas Ana Zaniol faz coro ao pedido:
- Precisamos de ciclovia por questão de mobilidade. Não é que não existe ciclista em Caxias. As pessoas não saem por medo - diz a integrante de diversos grupos de ciclistas.
A Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade de Caxias do Sul pretende apresentar na semana que vem um plano preliminar de implantação de ciclovias na área central da cidade.
Mobilização
Ciclistas promovem abraço simbólico à prefeitura de Caxias do Sul
Grupo pede a criação de ciclovias ou ciclofaixas no SIM Caxias
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: