Faz mais de 15 dias que o coral Meninas Cantoras de Nova Petrópolis, tradicional grupo da Serra Gaúcha, está desfalcado. A uma jovem de 17 anos, integrante do coral desde 2010, sofreu uma sequência de paradas cardíacas em 15 de maio e está internada na UTI do Hospital do Círculo, em Caxias do Sul. Com boletim médico considerado grave, ela recebeu uma forcinha das colegas no último domingo. Cerca de 15 gurias se deslocaram da Região das Hortênsias para a apresentação que consideram mais marcante nestes 16 anos de história. Elas cantaram do lado de fora do hospital, embaixo do quarto da UTI de Julia, para enviar boas energias.
- Cantar não é algo que fazemos da boca para fora. É uma espécie de oração, e é nossa forma de enviar amor e boas energias para nossa amigona - conta uma das participantes da homenagem, Poliana Moreira da Silva, de 17 anos.
A ideia surgiu em um dos ensaios do grupo. Ao se reunirem, as gurias decidiram que uma delas precisava, de fato, de ajuda. Ainda que a menina não esteja totalmente consciente, se depender do otimismo das amigas, logo estará novamente percorrendo o país em cima dos palcos.
- Ela melhorou desde que chegou lá, e sabemos que pode demorar, mas ela vai estar de volta conosco - acredita a amiga Poliana.
Depois de cantar duas músicas embaixo do quarto da jovem, as meninas se dirigiram à Capela do hospital e seguiram com a apresentação, chamando a atenção de familiares de outros pacientes, que também precisavam de conforto.
- Os pais dela ficaram bastante emocionados. Sei que damos força para eles - acredita.
A jovem é estudante de engenharia química na Unisinos e é natural de Nova Petrópolis.