A Festa da Uva 2016 abrirá mão de espaços comerciais para valorizar a identidade cultural da imigração. Uma das grandes apostas é o parque temático que representará os 10 municípios que receberam famílias da Itália no período da colonização, incluindo Caxias do Sul. A área de 2 mil metros quadrados ficará no centro do pavilhão 2 com apresentações típicas, exposição e ambientações características de cada comunidade. A novidade foi divulgada na manhã desta quinta-feira, durante coletiva de imprensa.
- Estamos atrasados 40 dias em relação à venda dos espaços, mas por um bom motivo: ajustar o perfil da feira. Nosso objetivo é tirar essa imagem de camelódromo da festa. Já diminuímos os estandes comerciais na última edição, criamos o espaço dos distritos e agora teremos o envolvimento de outras cidades - comentou o presidente da Festa da Uva, Edson Nespolo.
A regionalização foi concebida para integrar a região no turismo e também para encerrar as comemorações do 140 anos da imigração italiana. Diretor de integração regional da comissão comunitária da Festa da Uva e vice-prefeito de Caxias, Antonio Feldmann, ressaltou a parceria com a Fenavinho, de Bento Gonçalves, que deve ter o lançamento da edição de 2017 no parque temático:
- A participação regional já começa na escolha da rainha. Durante a festa, avança para os desfiles de carros alegóricos e se mostra mais ainda nos pavilhões. Cada cidade ficará responsável por um dia da programação no parque temático.
A área será harmonizada por um coreto cercado por construções de madeira que simbolizem a cultura de cada município. O visual, porém, ainda será definido. Além de Bento Gonçalves, os municípios de Antônio Prado, Encantado, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé, Nova Prata e Veranópolis confirmaram a participação.
Outro ponto que valoriza o aspecto colonial da festa é a uva. Outrora restrita ao Centro de Eventos e à degustação, a fruta também ficará exposta em corredores do pavilhão 1. Os distritos de Caxias, que fizeram sucesso em 2014, também ganharão mais espaço.
Para aproximar ainda mais o público do aspecto lúdico, a organização reduziu a área do comércio em mais de 600 metros quadrados. Isso significa um corte de R$ 500 mil nas locações, receita que será buscada de outras formas.
A comodidade é mais um diferencial. O público terá acesso a quiosques de alimentação a cada 200 metros em toda área dos pavilhões, e corredores mais largos (12 metros).
A Festa da Uva acontece de 18 de fevereiro a 6 de março de 2016. Antes disso, haverá a escolha das soberanas, marcada para 5 de setembro, e o local dos desfiles, cuja definição deve ser sacramentada no final do mês.
SAIBA MAIS
Volta às origens
Festa da Uva de Caxias diminui espaço do comércio para valorizar cultura
Uma das novidades é uma área temática com expositores de 10 municípios da Serra
GZH faz parte do The Trust Project