Nesta sexta-feira, às 8h, moradores do bairro Cidade Industrial, em Caxias do Sul, vão bloquear o Km 72 da ERS-122 (Rota do Sol), na frente do trevo da Iveco. É um protesto para exigir a instalação de quebra-molas, sinaleiras ou outros equipamentos para conter os acidentes no trecho.
Testemunhas das tragédias contam que pelo menos 30 pessoas pereceram ali em duas décadas. Com ajuda do motorista aposentado Leonir Soares dos Santos, morador do bairro desde os anos 1990, a reportagem conseguiu recuperar a história parcial de 18 delas.
Veja quem foram as vítimas fatais desde 1997, entre o Km 71, perto do viaduto torto do bairro Desvio Rizzo, e o início do Km 73, acesso ao bairro Cidade Nova.
José Antônio saiu para passear e não voltou
27 de abril de 1997: José Antônio Sgorla, 29 anos, foi passear de moto numa manhã de domingo e não voltou para o churrasco em família. Morreu ao bater num caminhão no Km 71. São 18 anos de saudade. O pai dele, Humberto Sgorla, 79, lembra do filho trabalhador, que era responsável por controlar as contas da casa. O que mais dói é saber que a voltinha de José Antônio serviria apenas não deixar a moto "enferrujar" na garagem. O homem rodou de Farroupilha a Caxias, e retornava pro churrasco quando aconteceu o acidente. A ferida cicatrizou. A dor, não.
Rosangela tentava encontrar um emprego
28 de setembro de 2000: Rosangela Pereira, 17 anos, era babá mas sonhava com um emprego formal, com garantia de salário e crescimento profissional. Empolgada com a possibilidade de ser contratada, Rosangela saiu bem cedo, no Cidade Industrial, para entregar um currículo. Cinco minutos depois de se despedir de familiares, a jovem foi atropelada por um caminhão na Rota do Sol, a 500 metros de casa. Uma cruz fincada no acesso ao bairro lembra o fim precoce de uma vida. Parentes da garota ainda residem no Distrito Industrial, e convivem com a perda trágica e a insegurança de atravessar uma rodovia marcada por tantas histórias tristes.
Marise buscaria carne na casa da mãe
Rodovia das lágrimas
Conheça a história das vítimas do trânsito no bairro Cidade Industrial, na Rota do Sol, em Caxias
Em protesto, moradores bloquearão ERS-122 no trevo da Iveco nesta sexta-feira
Adriano Duarte
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project