O projeto do aeroporto de Vila Oliva ficou de fora do lançamento do pacote de concessões do governo federal porque Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) ainda não recebeu uma carta de interesse da prefeitura de Caxias do Sul. O ministro da pasta, Eliseu Padilha, afirmou que o processo de concessão do terminal só pode ser iniciado após a formalização do interesse de investidores privados. A declaração ocorreu em audiência realizada nesta quarta-feira na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, em Brasília.
Para que a formalização ocorra, é necessário que a prefeitura envie um documento à SAC comprovando que há investidores interessados. O documento já está em elaboração pela prefeitura em parceria com a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), mas como ainda não ficou pronto, a parceria público-privada do terminal da Serra ficou de fora do lançamento do plano.
De acordo com o deputado federal Mauro Pereira, que participou da audiência, Padilha afirmou que assim que o documento ficar pronto, o processo de concessão vai ser iniciado. O ministro ressaltou que as concessões de aeroportos regionais anunciadas na última terça-feira são de terminais que tem projetos mais adiantados.
Padilha também falou ao governador José Ivo Sartori que as chances de Vila Oliva transportar cargas aumentaram, já que o aeroporto 20 de Setembro, na região metropolitana de Porto Alegre ficou de fora do programa. Questionado sobre investimentos federais no aeroporto Hugo Cantergiani, o ministro disse que depende de solicitação do Departamento Aeroportuário do Estado (DAP).
A CIC diz já ter recebido manifestações de cinco empresas estrangeiras, além de outras nacionais. Um dos grupos internacionais interessados é o sul-coreano Hyundai.