A 136ª edição da Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, sustenta neste ano o lema "Não tenhas medo, anunciai a paz". O ditado parece estar sendo seguido à risca pelos romeiros há pelo menos quatro anos, tempo que o major Luis Fernando Becker, que comanda a segurança do evento, trabalha nas romarias:
- Não temos registros de ocorrência policial durante este período. Nestes quatro anos que trabalho aqui, não registramos nenhum furto de carteira, por exemplo, algo que poderia ocorrer em multidões - comemora.
Prova da sensação de segurança nas romarias é a retirada da base da Polícia Civil na esplanada do Santuário.
- Não há demanda, não há o que registrar - justifica Becker.
Tanto o major quanto o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza, acreditam que a boa conduta do público nas caminhadas e durante as missas se deve à soma de policiamento preventivo com a mudança do comportamento do romeiro.
- O romeiro está mais preocupado com a segurança, mais atento, e a parceria entre poder público e a Brigada Militar permite mais segurança. Quando o policial percebe um comportamento suspeito em algum romeiro, o acompanha até que perceba que está sendo vigiado - explica o major.
- O fiel vem até aqui concentrado em sua devoção, somente nisto. E, claro, o apoio do policiamento é essencial - acredita Fronza.
Neste ano, 150 policiais estão espalhados em setores como estacionamento, esplanada, embarque de ônibus, e em pontos da Estrada dos Romeiros.
Segurança pública
Romaria de Caravaggio, em Farroupilha, não registra ocorrências policiais há pelo menos quatro anos
Neste ano, 150 policiais estão espalhados em diversos setores
GZH faz parte do The Trust Project