Os cerca de 2,1 mil habitantes do pequeno município de Pinhal da Serra foram acordados por um incêndio na madrugada desta sexta-feira. O fogo, que começou por volta das 4h30min, destruiu totalmente uma ambulância e causou danos parciais em outra. Os veículos estavam estacionados na entrada das ambulâncias do Posto de Saúde, localizado no centro da cidade.
De acordo com o vice-prefeito, Delmar Antonio Jaguszewski, o fogo foi contido pelos moradores. Uma retroescavadeira da prefeitura foi utilizada para retirar a ambulância que foi destruída, veículo adquirido em 2012. A outra ambulância que estava no estacionamento do posto teve danos na parte da frente, principalmente no lado do motorista. Esse veículo é de 2014. O município conta com uma terceira ambulância, que estava na Unidade Básica de Saúde da localidade de Serra dos Gregórios, no interior de Pinhal da Serra.
Ainda segundo o vice-prefeito, como os moradores, incluindo funcionários da prefeitura, arrombaram portar e janelas do posto de saúde para impedir que o fogo se alastrasse para o interior do prédio. Por isso, o posto não abriu nesta sexta. A unidade móvel de saúde da prefeitura está na praça da cidade para atender à população. A previsão é de que o posto seja reaberto na segunda-feira.
A polícia ainda não tem suspeita das causas do incêndio. Conforme o delegado Vitor Fernando Boff, a área do estacionamento das ambulâncias ficará interditada até a realização da perícia, que será feita por peritos de Porto Alegre.