O Euzébio Beltrão de Queiroz é uma comunidade carente que se consolidou como bairro e que tem se regularizado nos mesmos moldes do Complexo Jardelino Ramos, em Caxias do Sul. Por lá, aliás, os problemas sociais se repetem.
Nova UBS deve ser uma das melhorias no Complexo Jardelino Ramos
Mobilidade é um dos principais problemas no Complexo Jardelino Ramos Direitos de viver em vielas são os mesmos de morar em amplas ruas de Caxias
Moradores do Complexo Jardelino Ramos têm medo de uma tragédia
Entre os mais relevantes, além das moradias muito precárias, está o esgoto a céu aberto, que chega a invadir algumas residências.
GALERIA DE FOTOS: confira imagens do Complexo Jardelino Ramos, formado pelos bairros Jardim América/ Antena, São Vicente e Jardelino Ramos
Segundo a Secretaria de Habitação, no Euzébio a adesão para a busca de títulos de propriedade tem sido menor do que no Complexo Jardelino Ramos. Até agora, cerca de 130 foram expedidos no Euzério, o que representa aproximadamente 50% do bairro. No Jardelino, cerca de 75% está titulado.
Conforme o secretário do Planejamento, Gilberto Boschetti, uma das maiores carências do Euzébio deve ser resolvida com a construção de um Centro Cultural. Segundo ele, a empresa vencedora da licitação já solicitou ligação de água e luz, primeiros passos para o início da obra.
- Com o alargamento da (Rua) Cristóforo Randon, os acessos do bairro vão ser conectados com essa nova avenida. Entendemos que esse núcleo habitacional vai ficar melhor integrado à cidade como um todo - acrescenta.
Regularização
Metade dos moradores do Beltrão de Queiroz, em Caxias, tem títulos de propriedade
A comunidade enfrenta problemas sociais como esgoto a céu aberto, mas deve ganhar um novo Centro Cultural
GZH faz parte do The Trust Project