Por causa de uma mobilização de instituições filantrópicas, hospitais da Serra Gaúcha terão restrições no atendimento nesta quarta-feira. Em Farroupilha, apenas pacientes de casos de urgência e emergência devem procurar o Pronto Atendimento do Hospital São Carlos porque não haverá atendimento para outras situações. Já outros municípios remarcaram procedimentos eletivos.
Em Caxias do Sul, são dois hospitais com adesão ao movimento. O Pompéia reagendou 1.050 atendimentos e Hospital Geral cancelou 104 consultas eletivas, além de remarcar 600 exames e cirurgias. Já em Gramado, o Hospital Arcanjo São Miguel desmarcou cinco cirurgias do SUS. Em Garibaldi, o Hospital São Pedro suspendeu 100 cirurgias e exames. Em Vacaria, o Hospital Nossa Senhora de Oliveira reagendou 136 atendimentos.
O levantamento foi repassado pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul, que alerta que outras instituições também podem fazer parte da mobilização. O movimento chama a atenção da comunidade para a situação financeira que os hospitais enfrentam por causa da falta de repasses do Estado.