A investigação do assalto as agências do Banco do Brasil e Banrisul, no bairro Ana Rech, em Caxias do Sul, está a cargo da Delegacia de Repressão a Roubos e Extorsões do Departamento Estadual de Investigações Criminais.
O ataque ocorreu uma madrugada depois de uma operação da polícia civil que prendeu a principal quadrilha de assaltantes de banco do Rio Grande do Sul, após seis meses de investigação. O titular da Delegacia de Roubos, Joel Wagner, não descarta que a autoria da ação em Caxias seja de outra quadrilha de assaltos a bancos que age no Estado.
- É cedo para falar em suspeitos, mas temos consciência de que existe pelo menos mais uma quadrilha agindo em assaltos a bancos. Pelo modo de operação, com armamento pesado e explosivos, pode ser o mesmo grupo - explica Wagner.
O delegado não descarta a participação de criminosos da Serra nos assaltos em Caxias.
"Eles já chegaram dando tiros", disse testemunha de ataque ao Banco do Brasil, em Caxias
"Fiquei com a arma apontada para a cabeça", conta refém em ataque a banco em Caxias
Titular da Delegacia de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), o delegado Mário Mombach acredita que os criminosos agiram com fuzis calibre 556. Alguns projéteis foram recolhidos para perícia. Testemunhas relataram a participação de 5 a 6 criminosos, mas Mombach acredita que, pela ação, esse número pode ser maior.
Os criminosos que explodiram a agência do Banco do Brasil deixaram uma banana de dinamite próximo à porta. A informação foi confirmada pela Brigada Militar. O Grupo de Ações Táticas Especiais de Porto Alegre foi acionado e deve chegar ao local no fim da manhã.
Guarnições da Brigada Militar, do Exército e da Polícia Civil isolaram a área e aguardam a chegada do Gate.
Testemunhas relataram que os bandidos chegaram à agência atirando e, logo após a explosão, deixaram o local com dois sacos, provavelmente contendo dinheiro. Dois motoristas que passam pela Avenida Rio Branco, onde o banco está localizado, foram feitos reféns.
Distante cerca de 200 metros do Banco do Brasil, a quadrilha atacou também a agência do Banrisul. Homens encapuzados e armados foram surpreendidos pela presença do vigilante. Eles trocaram tiros e o bando fugiu sem levar nada.