A restrição de crianças e adolescentes aos finais de semana no Shopping San Pelegrino, em Caxias do Sul, é questionada pelo Conselho Municipal da Juventude (Comjuve). Desde o último sábado, menores de 18 anos só podem ingressar no estabelecimento acompanhados dos pais ou responsáveis. De segunda a sexta, a entrada é liberada.
O assunto foi debatido em reunião que teve participação de um representante do shopping, na tarde desta segunda-feira. Ivan Bisol, presidente do Comjuve, proporá solução conjunta com diversos setores que lutam pelos direitos das crianças e adolescentes na cidade.
- Não podemos aceitar essa restrição por diversos motivos. Como um adolescente cujo pai ou mãe não está em casa poderá ir ao cinema no fim de semana? Se ele não tem essa companhia, ficará de fora, o que não é justo - compara Bisol.
O presidente do Comjuve também cita a implantação da Praça do Trem, ao lado do San Pelegrino, prevista para ser entregue no segundo semestre. Segundo ele, o novo espaço público atrairá jovens de todas as idades.
- Mais adolescentes estarão perto do shopping, do lado. Acredito que poderiam ter vindo conversar com a gente para ter encontrado uma solução antes - diz Bisol.
A direção do shopping garantiu que a intenção não é segregar crianças e adolescentes, mas garantir a segurança do público dessa faixa etária e dos demais clientes, comerciantes e funcionários.
Um novo encontro debaterá qual o tipo de ação que será adotada para reverter a proibição. É esperada a participação do Ministério Público, do Conselho Tutelar, da Coordenadoria da Juventude da prefeitura, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, da Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas de Juventude da Câmara de Vereadores e do Conselho Municipal dos Direitos Humanos.
Crianças e adolescentes
Conselho da Juventude questiona restrição em shopping de Caxias
Entidade convocará reunião com diversos setores para solucionar o impasse
GZH faz parte do The Trust Project