Via incrustada entre as moradias do bairro Euzébio Beltrão de Queiroz e o Estádio Centenário, a Rua Cristóforo Randon está diferente neste sábado. Até o final da tarde, atividades de lazer e de educação estão disponíveis na via. As ações integram a 12ª Agenda na Comunidade, promovida pela prefeitura. O sábado também é marcado pela assinatura da ordem de início de uma obra que vai mudar o perfil da via. A Cristóforo será alargada para melhorar o fluxo de veículos no acesso Oeste de Caxias do Sul.
A comunidade comemora a obra viária, mas alguns moradores temem que a Cristóforo se torne perigosa com o aumento do fluxo de veículos, consequência natural do alargamento. Para que a via seja ampliada, o muro do Estádio Centenário será recuado. Não haverá intervenção nas moradias.
No mapa, as mudanças previstas:
Mãe de dois filhos, Suélen de Moura, 31 anos, teme que o fluxo maior de veículos torne a rua perigosa para as crianças. Ela estima que os carros vão passar em velocidade mais alta, já que a rua de mão dupla vai passar dos atuais cinco para 20 metros de largura.
- Hoje os carros têm que passar bem devagar, mas depois, não sei. Eu não deixo meus filhos brincarem na rua, mas algumas crianças brincam. Vai ficar perigoso - imagina.
Morador de uma casa quase na esquina da Cristóforo com a Rua Bento Gonçalves, ponto onde a via é um pouco mais estreita, o pintor Francis Mateus da Conceição, 27, comemora.
- Bah, vai ficar bem melhor. Ali onde a gente mora é muito apertado para os carros passarem - destaca.
Neste sábado também foi assinada a ordem de início para a construção do Centro Cultural Beltrão de Queiroz, uma demanda antiga da comunidade.
O prédio será erguido na Rua Bento Gonçalves, onde ficava o pavilhão da escola de samba XV de Novembro, que incendiou em 2012.
Para os moradores, o bairro ainda precisa de outras melhorias. Há pontos onde o esgoto corre a céu aberto e alguns reclamam de insegurança. Um espaço para as crianças brincarem também é reivindicado.
A Agenda na Comunidade segue até o final da tarde deste sábado. Entre as atrações, há brinquedos infláveis para as crianças, distribuição de mudas de flores, música e informações sobre uso consciente da água e da luz. Durante toda a tarde, o Samae realiza ações do Programa de Ampliação do Abastecimento e Consumo Consciente da Água (PROAG).
Comunidade
Rua Cristóforo Randon, em Caxias, tem dia de lazer e educação
Pela manhã foi assinada ordem de início de alargamento da via e de construção de centro cultural no Euzébio Beltrão de Queiroz
GZH faz parte do The Trust Project