Um varredeira mecânica foi testada nas ruas centrais e no Parque dos Macaquinhos de Caxias do Sul. O equipamento não tem o propósito de substituir os 167 homens e mulheres da Codeca que varrem a sujeira de mais de 1 milhão de metros quadrados de ruas e calçadas todos os dias. Mas pode servir para ampliar esse serviço.
O presidente da companhia, Paulo João Balardin, informou que a varrição de rua abrange o Centro e bairros próximos, além de distritos, parques e praças. Demais comunidades não contam com o serviço todos os dias. Com a máquina na área central, seria possível deslocar funcionários e vassouras para outros recantos.
Segundo Mateus Stein, representante da empresa Karcher, a varredeira tem aspirador e soprador. A máquina é movida a gasolina, tem autonomia de cinco horas e capacidade para acondicionar 240 litros de lixo.
- O equipamento pode ser aplicado no recolhimento de folhas, papel, copos e garrafas plásticas e bitucas de cigarro. É operado por apenas uma pessoa e tem tração para aclives, o que não exige esforço físico - explica Stein.
A Codeca reiterou que não há licitação prevista e tampouco confirmação de que a varredeira será implantada em Caxias.
- Se for entendido que é vantajoso, será um serviço que agrega mas não substitui jamais os nossos varredores - diz Balardin.
Limpeza urbana
Codeca testa aspirador de lixo nas ruas centrais de Caxias do Sul
Equipamento poderia ampliar abrangência da varrição
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: