O Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, terá um novo barômetro até o dia 16 de março. O equipamento que estava instalado no terminal foi recolhido no dia 24 de fevereiro por equipes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo da Aeronáutica (DCEA).
O aparelho, também chamado de altímetro, mede a pressão atmosférica e por isso é usado para medir a altitude das aeronaves durante operações por instrumento. De acordo com o administrador do aeroporto, Marcos Argueles, o equipamento, analógico, apresentava uma discrepância de quatro metros em relação a medição real, o que está fora dos padrões de segurança da aviação.
A aquisição de um novo equipamento digital é providenciada pelo governo do Estado, mas ainda não está definido se ele será comprado, alugado ou emprestado por outro terminal do Estado.
Por causa do problema, o terminal recebe apenas voos visuais. Isso porque em casos de voos por instrumentos, os pilotos precisam ajustar os altímetros das aeronaves a partir de orientações recebidas do solo.