O ensino de turno integral da escola municipal Engenheiro Mansueto Serafini completa um ano. Localizada no bairro Pôr do Sol, em Caxias do Sul, foi a primeira escola de turno integral do município e conta com salas de aula, ginásio, refeitório, salas de vídeo e artes, além de laboratórios.
Conforme o diretor, Tiago de Aguiar Cardoso, os 250 alunos permanecem na escola por um período de nove horas por dia. O turno integral funciona para alunos da educação infantil até o 9º ano do ensino fundamental. Além das matérias vistas no ensino regular, os estudantes têm atividades como robótica, iniciação à pesquisa e lógica-matemática. Tiago explica que as principais dificuldades encontradas no primeiro ano de funcionamento foram a adaptação dos alunos, que estavam acostumados com apenas um período de aula, e a estruturação de espaços para as atividades.
Para a secretária da Educação de Caxias do Sul, Marléa Ramos Alves, o ensino em turno integral já apresenta bons resultados. Como exemplo, ela cita a aprovação direta, ou seja, sem recuperação, dos alunos da escola Mansueto Serafini. Apesar da avaliação positiva, não há previsão de ampliação de vagas para este ano.
Em julho de 2014 a prefeitura colocou em funcionamento a escola de turno integral Governador Leonel Brizola. Sem sede própria, as aulas são realizadas no Bloco J da Universidade de Caxias do Sul, para 100 alunos do loteamento Campos da Serra. A prefeitura iniciou o projeto de construção da escola no loteamento, mas não previsão de início das obras. Já as escolas São Vicente e Zélia Furtado têm cerca de 60 alunos de pré-escola no turno integral.
Educação
Primeira escola de turno integral de Caxias do Sul completa um ano
Apesar de desempenho positivo, não está prevista ampliação de vagas para 2015
GZH faz parte do The Trust Project