Pode ainda estar longe do ideal, mas a estrutura oferecida na rede municipal de ensino de Caxias do Sul é um pouco mais confortável quando comparada aos prédios escolares do Estado.
Carla Stenzel, diretora de projetos e obras da Secretaria Municipal de Educação (Smed), diz que 70% dos 86 colégios do ensino fundamental passarão por alguma alteração ou reforma até 2016.
- Temos intervenções que são urgentes, caso de estragos provocados por um temporal, um vazamento de água, e outros. A obra é imediata e pontual - esclarece Carla.
>> Mural: Sua escola tem goteiras, esgoto entupido, parede rachada ou outro problema? Relate a situação
>> Confira galeria de fotos que mostram precariedade de algumas escolas de Caxias do Sul
Mas há problemas tão sérios que somente um prédio novo resolveria, caso da Laurindo Luiz Formolo, no bairro São Ciro II. Contam funcionários que restos de outro colégio foram usados na construção em 1990, uma história plausível devido ao atual estágio de precariedade. Quando chove forte, a água sobe pelo bueiro, invade pátio e salas de aula.
O setor de vinculação, recursos e progressão teve o assoalho levantado pela umidade, o piso da biblioteca balança a cada passo. No lado de fora, as paredes de fibrocimento estão carcomidas. Constrangedora, porém, é a sala que abriga alunos dos 2º e 6º ano, carinhosamente apelidada de 'Sala da Latinha'. São pelo menos 20 plaquinhas de metal tapando buracos no assoalho.
- Obras provisórias sempre ocorreram na escola, e vamos comemorar o jubileu com remendos - comenta a vice-diretora do turno da tarde, Elisabeth Luiz Demeda.
A Smed reconhece a dificuldade e trabalha para erguer um prédio novo.
- Para isso precisamos de um terreno público com condições próximo da Laurindo. A viabilidade da área é o que estamos trabalhando - adianta Carla.
Se centenas de alunos e professores convivem com a incógnita, uma boa notícia foi recebida pela Escola Municipal Angelina Sassi Comandulli, no bairro Santa Fé. O ginásio interditado desde 2013 pode ser reaberto no final deste ano. A diretora Bruna Conrado espera que a obra de reestruturação comece em 45 dias, e leve outros 180 dias para conclusão:
- Temos três professores de educação física por turno, e são várias turmas sem atividade física em local adequado. No calor, se coloca no lado de fora, quando chove ou faz frio fica inviável.
Retomada
As aulas na rede municipal de Caxias do Sul começam no dia 18 de fevereiro. A retomada na rede estadual será no dia 23 de fevereiro.