Leonardo Jefferson Schultz, 20 anos, foi condenado nesta quinta-feira por tentar matar um monitor do Centro de Atendimento Socioeducativo de Caxias do Sul (Case), em julho de 2013. O conselho de sentença condenou o jovem por homicídio simples. A juíza sentenciou Schultz a quatro anos de reclusão em regime aberto. O outro réu, Sidnei da Silva, 20, teve o crime desclassificado para lesão corporal grave e foi colocado em liberdade.
De acordo com a sentença de pronúncia, na manhã de 22 de julho de 2013 os dois jovens brigaram com outro interno e, por isso, foram colocados em isolamento. Como eles não concordaram com a medida disciplinar aplicada pela direção do Case, no início da tarde, ainda conforme a sentença de pronúncia, enquanto um imobilizava o monitor, o outro tentava abrir os alojamentos.
Outros servidores chegaram e tentaram controlar o tumulto. Nesse momento, um dos jovens golpeou o monitor com um estoque - um tipo de faca artesanal. Os dois jovens cumpriam medida socioeducativa, mas tinham 18 anos na época do crime.
A promotoria já recorreu da decisão.