O público amanhece cada vez mais cedo em frente ao Sine de Caxias do Sul. Nesta quinta-feira, às 5h, mais de 20 pessoas já aguardavam por um atendimento que só começa às 8h. Os primeiros marcaram posição antes das 3h. Outros trouxeram até cadeira para ter um pouco mais de conforto. Se continuar nesse ritmo, a tendência é de que a procura pelos serviços da agência se transforme em um calvário.
Os responsáveis pelo Sine garantem que não é necessário madrugar, mas população teme não obter as tão disputadas senhas para emitir carteira de trabalho ou encaminhar o seguro desemprego, por exemplo. Teve gente que praticamente não dormiu para garantir um lugar, caso de Bruno Menezes, 25 anos, e sua sobrinha Ingrid Luza da Silva, 17.
O rapaz sabe que não adianta chegar um pouco antes da abertura do Sine. Ele tentou ir no horário considerado normal, por volta das 7h, e saiu sem atendimento. Voltou dias depois, de madrugada, e deu certo. Hoje, ele trouxe a sobrinha às 2h30min para confeccionar a carteira de trabalho da adolescente.
Menezes já avisou que chegará atrasado no trabalho. Os dois sabem que é arriscado ficar na Avenida Júlio de Castilhos nesse horário, mas não resta alternativa. Se viessem mais tarde como sugere a agência, certamente encontrariam a fila dobrando a quadra.
- Para facilitar eu vim do Cidade Nova e dormi na casa do meu tio no Santa Catarina. Viemos de táxi - conta Ingrid.
De acordo com o Sine, o principal motivo das filas é o cenário econômico: mais de 2,5 mil seguros-desemprego já foram encaminhados. Além disso, o serviço registrou problemas no sistema operacional, o que resultou no reagendamento de atendimentos.
Ao todo, são distribuídas 195 senhas por dia para agendamento de seguro-desemprego quando não instabilidade no sistema de informática. Os funcionários também distribuem 80 senhas para vagas de emprego, 25 senhas para consultas e problemas de seguro-desemprego e 90 senhas para carteiras de trabalho, o que totaliza cerca de 500 atendimentos por dia.
Teste de resistência
Filas no Sine já começam às duas da madrugada em Caxias do Sul
Nesta quinta-feira, mais de 20 pessoas marcavam lugar horas antes da abertura da agência
Adriano Duarte
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: