A pluralidade de ideias pautará o seminário sobre a Festa da Uva que discutirá, entre outros temas, a retirada dos desfiles da Rua Sinimbu, em Caxias do Sul. Artistas, historiadores e lideranças comunitárias ou empresariais ouvidos pelo Pioneiro têm posições divergentes sobre a mudança de endereço do corso, que ocorre na via desde 1958.
A transferência dos desfiles para outra área da cidade atenderia aos projetos de melhorar o fluxo do trânsito na área central. Com a implantação do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), a prefeitura entende que seria inviável trancar a Rua Sinimbu para eventos como a Festa da Uva e o Carnaval.
Uma alternativa é levar o corso para a Rua Plácido de Castro, na frente da antiga Maesa. Outro endereço é a Perimetral Norte próximo aos pavilhões. Também se discute a criação de um espaço fixo para os desfiles, que receberia eventos semelhantes, mas as opções mais relevantes são vias públicas. O seminário ocorre na manhã desta quinta-feira, no Personal Royal Hotel. O evento é aberto apenas para convidados.
>> OPINE: Você acha adequado levar o desfile da Festa da Uva para a Rua Plácido de Castro? Por quê?
Confira a opinião de pessoas ligadas ao corso alegórico sobre uma eventual transferência do local dos desfiles:
- É possível transferir o desfile da Sinimbu para a Perimetral Norte desde que a estratégia convertesse para o parque a mesma representação do que a Catedral e a Praça Dante significam para a Festa da Uva. Para isso, é preciso um esforço coletivo de vincular essa representação simbólica da festa como um todo num espaço que está lá (Perimetral Norte) ou em outro ponto.
Cleodes Piazza Júlio Ribeiro, historiadora e autora do livro Festa & Identidade - Como Se Fez a Festa da Uva
- Meu pensamento é de que o desfile deve ser mantido na Rua Sinimbu, porque ali se consegue levar o turista, é de fácil acesso. Pode causar desconforto no trânsito, mas é um ponto tradicional, atrativo, que caracteriza a Festa da Uva e o envolvimento das pessoas é muito maior.
Milton Corlatti, empresário do ramo turístico e vice-presidente da Festa da Uva 2010
Polêmica histórica
Artistas, historiadores e lideranças de Caxias divergem sobre a retirada dos desfiles da Festa da Uva da Rua Sinimbu
Possível mudança será discutida em encontro
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: