A pluralidade de ideias pautará o seminário sobre a Festa da Uva que discutirá, entre outros temas, a retirada dos desfiles da Rua Sinimbu, em Caxias do Sul. Artistas, historiadores e lideranças comunitárias ou empresariais ouvidos pelo Pioneiro têm posições divergentes sobre a mudança de endereço do corso, que ocorre na via desde 1958.
A transferência dos desfiles para outra área da cidade atenderia aos projetos de melhorar o fluxo do trânsito na área central. Com a implantação do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), a prefeitura entende que seria inviável trancar a Rua Sinimbu para eventos como a Festa da Uva e o Carnaval.
Uma alternativa é levar o corso para a Rua Plácido de Castro, na frente da antiga Maesa. Outro endereço é a Perimetral Norte próximo aos pavilhões. Também se discute a criação de um espaço fixo para os desfiles, que receberia eventos semelhantes, mas as opções mais relevantes são vias públicas. O seminário ocorre na manhã desta quinta-feira, no Personal Royal Hotel. O evento é aberto apenas para convidados.
>> OPINE: Você acha adequado levar o desfile da Festa da Uva para a Rua Plácido de Castro? Por quê?
Confira a opinião de pessoas ligadas ao corso alegórico sobre uma eventual transferência do local dos desfiles:
- É possível transferir o desfile da Sinimbu para a Perimetral Norte desde que a estratégia convertesse para o parque a mesma representação do que a Catedral e a Praça Dante significam para a Festa da Uva. Para isso, é preciso um esforço coletivo de vincular essa representação simbólica da festa como um todo num espaço que está lá (Perimetral Norte) ou em outro ponto.
Cleodes Piazza Júlio Ribeiro, historiadora e autora do livro Festa & Identidade - Como Se Fez a Festa da Uva
- Meu pensamento é de que o desfile deve ser mantido na Rua Sinimbu, porque ali se consegue levar o turista, é de fácil acesso. Pode causar desconforto no trânsito, mas é um ponto tradicional, atrativo, que caracteriza a Festa da Uva e o envolvimento das pessoas é muito maior.
Milton Corlatti, empresário do ramo turístico e vice-presidente da Festa da Uva 2010
- Eu defendo a transferência para a Perimetral Norte, porque é uma opção diferenciada, tem mais largura, dá para tirar o canteiro central e construir uma estrutura fixa numa faixa de domínio de 10 metros que pertence ao município, no sentido Pavilhões-Moreira César, à direita. Além disso, o turista pode sair a pé dos pavilhões para ver o desfile. Hoje, o deslocamento para a Sinimbu é muito difícil em função do trânsito.
Adiló Didomenico, secretário municipal de Obras e diretor de Infraestrutura da Festa da Uva 2014
- Acredito que o desfile não deva sair do Centro. Ele está enraizado ali, na Sinimbu. Defendo que permaneça na Sinimbu. O desfile se transformou em algo popular, grande, não pode ser jogado lá em outro canto da cidade. O visitante que vem a Caxias quer chegar e ficar no Centro, ver a Catedral, a Praça Dante Alighieri.
João Antonio Leidens, presidente do sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Caxias do Sul
- Não tenho opinião formada sobre um local pois depende do modelo de desfile que se quer, do formato. Nas últimas edições, o espetáculo cênico foi ganhado corpo com orquestra, coral, grupos de teatro. Mas a viabilização disso tudo fica cada vez mais complexa no Centro. Se começar a evoluir, exige demandas técnicas e estruturais maiores. Descarto a Perimetral Norte, porque não tem identificação nenhuma com a Festa. No caso da Maesa, que poderia abrigar um centro cenotécnico, as barreiras também são grandes especialmente pela questão da segurança. A Sinimbu tem uma ligação muito forte com a Festa.
Ana Lia Branchi, arquiteta e diretora de alegorias do Desfile Cênico da Festa da Uva 2014
- Sempre defendi o desfile na Sinimbu, na frente da praça, por uma questão histórica. Mas tenho que admitir que é preciso reavaliar, ponderar. O Carnaval do próximo ano acontece na Plácido, seria necessário montar a estrutura lá e levar em seguida para a Sinimbu. É uma decisão que caberá à comissão da próxima festa.
Edson Néspolo, presidente da Festa da Uva 2014
- Se for pela questão da mobilidade, a Sinimbu ainda pode receber o desfile, apesar que isso tem causado muito transtorno no entorno. Só que se tratando da Festa da Uva, há variáveis no trânsito que podem ser superadas. A Plácido de Castro é uma opção que precisa ser avaliada, se comporta o evento. Se for para colocar na Perimetral Norte é o mesmo que deixar na Sinimbu pelo impacto que vai gerar no trânsito.
Manoel Marrachinho, secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade
- Nós tivemos problemas nos últimos dois desfiles na Sinimbu, quanto à estrutura usada pelo coro, pela orquestra. O palco não cabia todo pessoal, o telhadinho só cobria parte das pessoas, é bem complicado também a questão do tráfego de carros e pessoas. Eu gostei do Carnaval na Plácido de Castro. Se eu pudesse escolher, optaria por uma mudança de lugar, tendo em vista os problemas que já tivemos na Sinimbu. Foi muito bom o que vivemos lá, sempre foram desfiles lindos, mas a mudança iria bem.
Cibele Tedesco, regente do Coro Municipal