O Sindicato Rural de Caxias do Sul buscará apoio para um pedido de subsídio de telas para minimizar danos do granizo na produção de frutas. A partir da próxima semana, serão realizadas reuniões com outras entidades do setor para tratar do assunto.
Uma carta também será enviada à nova ministra da Agricultura, Kátia Abreu, solicitando um programa de apoio para que mais produtores optem pela fruticultura coberta ou pelo uso de telas para reduzir os danos causados por temporais de granizo. O pedido é por um subsídio semelhante ao que já é concedido para os agricultores contratarem seguro (nessa modalidade, o governo federal cobre 60% dos custos).
- Vamos levar essa reinvindicação para ver se nós conseguimos um subsídio para a tela, já que hoje nós temos subsídio para o seguro que o governo paga todos os anos. O subsídio para a tela seria só uma vez e também para a plasticultura. Seria bom para o produtor, que garante sua produção, para o consumidor, que teria mais oferta de frutas e hortaliças e uma produção de melhor qualidade e para o governo também seria melhor porque a importação seria substituída pelos produtos daqui de melhor qualidade - defende o presidente do Sindicato Rural, Valmir Susin.
Outra alternativa defendida pelos produtores seria um financiamento com juros baixos, semelhantes aos do Pronaf, em torno de 2% ao ano. A principal dificuldade para a ampliação da fruticultura protegida é o custo.
Conforme Susin, o produtor paga, em média, R$ 40 mil reais por hectare para implantação do sistema. Mas o investimento se paga a médio prazo, já que os equipamentos duram de 12 a 15 anos.
Na Serra, o sistema é usado em algumas plantações de morango ou de uvas de mesa, mas não é muito comum em outras culturas, como pêssego ou ameixa. Em outros países, a prática é mais difundida. Na Argentina, por exemplo, as telas anti-granizo são realidade na maioria das plantações de uvas viníferas.
Em Caxias do Sul, segundo o Sindicato Rural, apenas os distritos de Vila Oliva, Santa Lúcia do Piaí e Fazenda Souza registraram perdas em mais de mil hectares por causa do granizo no último ano.
Prejuízos
Produtores de frutas de Caxias do Sul pedem subsídio de telas para minimizar danos do granizo
Documento será encaminhado para a nova ministra da Agricultura
GZH faz parte do The Trust Project