Das 4,9 mil crianças cadastradas durante o período de inscrições em setembro, mil conseguiram vagas nas 39 escolas de educação infantil de Caxias do Sul. Isso aponta para um déficit de 3,9 mil vagas. Apesar disso, a expectativa é de que esse número seja reduzido nos próximos meses com a abertura de três novas escolas.
Com isso, 300 crianças, que não estão contempladas entre as mil iniciais terão a possibilidade de estudar. De acordo com a diretora-geral pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, Sandra Negrini, a intenção é de que as instituições comecem a funcionar já no início do semestre.
Assim que as escolas abrirem, as famílias serão avisadas. Para o ano que vem, segundo Sandra, já há ordem de início para outras oito escolas, que vão somar 900 vagas. Com isso, a intenção da secretaria é chegar no final de 2015 com 8,5 mil estudantes na rede infantil. Atualmente são 7,3 mil, 35% a mais do que em 2012.
O município precisa zerar até 2016 o déficit para crianças de 4 a 5 anos. Já para crianças de 0 a 3, o plano nacional de educação prevê que 50% sejam atendidas até 2024. Atualmente, somente 30% das crianças desta última faixa etária são atendidas em Caxias. A relação dos estudantes beneficiados está disponível no site educacao.caxias.rs.gov.br. As famílias também serão avisadas pelos coordenadores das escolas.
A matrícula deve ser realizada entre esta sexta-feira e o dia 9 de janeiro nas próprias instituições. Os pais que não comparecerem para formalizar o ingresso dos filhos podem perder a vaga. Para efetivar a matrícula, é necessário apresentar a certidão de nascimento da criança (original e cópia), documento de identificação do pai ou responsável, comprovante de residência, de renda e o cartão Bolsa Família, se for beneficiário. As aulas começam dia 16 de fevereiro. No ano que vem, as inscrições começam em março e seguem durante todo o ano.
Ensino
Vagas para educação infantil deixam de contemplar quase 4 mil crianças em Caxias
Lista com beneficiados foi divulgada nesta sexta-feira
GZH faz parte do The Trust Project