O promotor de Justiça Rodrigo de Oliveira Vieira, que participará do julgamento de Eduardo Farenzena nesta sexta-feira, em Caxias do Sul, concedeu entrevista ao Pioneiro e falou sobre o perfil do rapaz. Farenzena é autor confesso do assassinato da representante gaúcha no concurso Miss Itália Nel Mondo Caren Brum Paim, 22 anos. Ele estrangulou a jovem na própria casa no bairro Desvio Rizzo no dia 30 de novembro de 2010. O corpo da jovem foi encontrado na manhã do dia seguinte em Fazenda Souza.
>> Quatro anos depois, relembre o caso da miss morta por Eduardo Farenzena em Caxias
Depois do crime, Farenzena chegou a ser internado para se tratar contra as drogas no Hospital Parque Belém, em Porto Alegre, em 2011. No mesmo ano, a Justiça autorizou sua entrada no Instituto Psiquiátrico Forense (IPF), também na Capital. Farenzena teve alta em menos de um mês. De acordo com o promotor, o comportamento agressivo do rapaz começou a se desenvolver ainda na adolescência.
>> Autor confesso de morte de miss em Caxias, Eduardo Farenzena chegou a ser internado em instituto psiquiátrico
- A gente duvida que possam existir pessoas tão más, perversas, calculistas, insensíveis e amorais, mas ele é um desses exemplos. O laudo médico legal, assinado por uma perita psiquiátrica, diz que ele é um sujeito antissocial e altamente periculoso. Já na juventude, matava animais domésticos a tiros de espingarda.
>> Justiça de Caxias nega pedido de sigilo e cisão de júri de Farenzena
Quando recebeu alta do IPF, em fevereiro de 2011, a Justiça concedeu liberdade provisória a Farenzena enquanto aguardava audiência sobre a morte de Caren. Nove meses depois de matar a miss, ele confessou ter matado o padrasto após uma briga.
- Têm pessoas que colecionam bonés, outros colecionam selos, objetos de valor ou de arte, ele coleciona mortes. Isso é uma coisa trágica porque as famílias das pessoas ficam chorando a perda dos seus entes queridos - afirma o promotor.
O julgamento de Farenzena
"Uns colecionam selos, Farenzena coleciona mortes", diz promotor que participará do julgamento em Caxias
Rodrigo de Oliveira Vieira concedeu entrevista ao Pioneiro e falou sobre o perfil do rapaz
GZH faz parte do The Trust Project