As obras da Praça do Trem, no bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul estão previstas para começar em dezembro. O início depende da assinatura dos contratos entre o shopping San Pelegrino e as empresas que vão executar o projeto.
De acordo com o secretário da Receita, Paulo Dahmer, que intermediou as negociações com o shopping para viabilizar a Praça do Trem, duas empresas já firmaram pré-contrato. Uma é a Metalco do Brasil, responsável pelo fornecimento de mobiliário urbano. A outra é a Biometria, que fará o gerenciamento da obra.
A expectativa é de que os contratos sejam assinados e a data de início das obras definida em 10 dias. A Praça do Trem foi anunciada no dia 8 de outubro, com a assinatura do convênio entre o shopping San Pelegrino e a prefeitura de Caxias do Sul.
A obra vai recuperar a área da antiga linha férrea entre a Avenida Rio Branco e a Rua Machado de Assis ao custo de R$ 1 milhão pago pelo shopping. O espaço vai contar com ciclovia, bancos e iluminação, entre outros itens. A previsão é de que a praça esteja concluída cinco meses após o início das obras.