A Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra) do Rio Grande do Sul apresentou dois projetos que podem reduzir acidentes e melhorar a trafegabilidade em rodovias da Serra, na manhã desta sexta-feira.
A divulgação aconteceu no salão nobre da prefeitura de Farroupilha. Não há prazo definido para a execução das obras pois é necessário buscar recursos, finalizar os projetos, fazer desapropriações e encaminhar licitação.
Uma das propostas é complexa: inclui a duplicação de 20 quilômetros da ERS-122, entre o município de São Vendelino e o distrito de Nova Milano, em Farroupilha, e o fim da chamada Curva da Morte na mesma rodovia.
A sugestão da empresa Bourscheid Engenharia e Meio Ambiente, contratada para elaborar o projeto, é construir um viaduto de 300 metros de comprimento próximo ao Km 47 da rodovia, onde os acidentes fatais são frequentes. Os motoristas, que hoje precisam contornar trecho extremamente sinuoso, entrariam na elevada de pista dupla alguns metros antes da curva.
De acordo com o levantamento da Bourscheid, o viaduto passaria sobre área verde e propriedades privadas, e faria ligação com a rodovia logo adiante. Com isso, a Curva da Morte deixaria de existir. A intervenção na ERS-122 também inclui a construção de muros de contenção, remoção de barreiras e desapropriações.
O conjunto de melhorias é estimado em R$ 260 milhões, e não há verba disponível. Se sair do papel, a obra ficaria sob a responsabilidade da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). Conforme o presidente Luiz Carlos Bertotto, a ideia é aplicar recursos do pedágio de Portão e montar parcerias com o Estado para buscar financiamento. A administração desse trecho da ERS-122, hoje com o Daer, será transferido para a EGR nos próximos meses.
- Pretendemos concluir o projeto até março do ano que vem. Nesse período vamos ter uma ideia de como resolver a questão dos recursos para viabilizar as obras - diz Bertotto.
Outra proposta apresentada pela Seinfra é a construção de dois viadutos no entroncamento da RSC-453 com a RSC-470, em Garibaldi, também conhecido como trevo da Telasul.
O ponto é conflagrado pelos grandes congestionamentos e absorve o trânsito vindo de Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa e Farroupilha. Conforme o diretor-geral da secretaria, Jerri Coelho, o custo para erguer as elevadas em dois níveis diferentes é avaliado em R$ 35 milhões.
O orçamento estimado também inclui a duplicação de trechos da RSC-470 e da RSC-453 nas saídas e entradas dos viadutos e a construção de vias paralelas. O recurso está previsto no orçamento do Estado de 2015, de acordo com Jerri Coelho.
- O projeto está pronto, falta concluir o orçamento e quantitativos. Pretendemos publicar o edital em dezembro para entrar no orçamento do próximo ano e já iniciar a obra - diz o diretor-geral da Seinfra.
Jerri Coelho também explicou que o Estado optou por iniciar a obra pelo trevo da Telasul porque ainda é necessário finalizar o projeto de duplicação de 18 quilômetros da RSC-453, entre Garibaldi e Farroupilha. Segundo ele, o banco financiador da obra exigiu alterações para incluir viadutos nas interseções e acessos ao longo da 453.
A explanação dos projetos contou com a presença do prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves (PDT) e de parlamentares da base de apoio do governo federal e do Estado, entre outras autoridades.
Sistema viário
Seinfra apresenta, em Farroupilha, projetos de melhorias em rodovias da Serra
Proposta inclui o fim da Curva da Morte e a duplicação da ERS-122, e dois viadutos no trevo da Telasul, em Bento
Adriano Duarte
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