A antiga Metalúrgica Eberle, no centro de Caxias do Sul, está perto de ser revitalizada. A edificação de seis pavimentos pertence a um grupo de investidores e ocupa quase uma quadra entre as ruas Sinimbu, Borges de Medeiros e Os 18 do Forte. Além de ser símbolo do desenvolvimento da cidade, o prédio tem estilo arquitetônico arrojado e ostenta no topo um relógio.
A projeto de lei assinado pelo Executivo será encaminhado à Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira. A proposta autoriza os atuais donos do espaço a promover restaurações, reformas e ampliações dentro da área de 20 mil metros quadrados.
A ideia é transformar o prédio em um centro de comércio e entretenimento. Como a edificação está inscrita no Livro Tombo do Município desde 2006, as mudanças foram analisadas e aprovadas pelos técnicos da Divisão de Proteção ao Patrimônio Histórico e Cultural e do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (COMPAHC), conforme determina a lei.
A intenção é preservar a originalidade arquitetônica, o que inclui uma casinha de madeira e o relógio. Se aprovada, também fica liberada a extinção de alguns espaços e a construção de novas estruturas.
A recuperação é avaliada em milhões de reais, e a expectativa é potencializar negócios e contribuir na revitalização do centro da cidade.
Patrimônio histórico
Projeto de lei prevê revitalização do prédio da antiga Metalúrgica Eberle, no centro de Caxias do Sul
Grupo de investidores pretende criar centro comercial e de entretenimento
GZH faz parte do The Trust Project