Em cerca de um mês, 2.632 motoristas foram multados por desrespeitar as proibições de conversões previstas no Sistema Integrado de Mobilidade (SIM Caxias), na área central de Caxias do Sul.
As multas foram aplicadas nos quatro cruzamentos da Avenida Júlio de Castilhos e nos dois cruzamentos da Sinimbu que tiveram as conversões proibidas desde agosto. Os números não contemplam as infrações de outubro.
Do total de autuações por este tipo de infração em toda a cidade neste ano, apenas 269 ocorreram em outros cruzamentos. Nos dois anos anteriores, quando ainda não havia sido implantada a alteração, as notificações somaram 940 casos na cidade.
O maior número de infrações foi registrado na Sinimbu, onde as multas estão valendo desde o dia 2 de setembro. Somente na esquina com a Garibaldi, 1.566 motoristas fizeram a conversão proibida. No cruzamento com a Doutor Montaury, foram outros 678. De todas as autuações no ano por conversões à direita proibidas na cidade, apenas três não foram nesses dois pontos.
Já na Avenida Júlio de Castilhos, onde as multas para conversões à esquerda são emitidas desde o dia 27 de agosto, os pontos mais problemáticos são os cruzamentos com as ruas Garibaldi e Visconde de Pelotas. Os dois pontos registraram 175 e 150 autuações respectivamente. Os outros dois cruzamentos somam 63 multas.
De acordo com o diretor da Secretaria de Trânsito, Carlos Roberto Noll, os números mostram a resistência de uma parcela dos motoristas em aderir à mudança. Apesar disso, ele acredita que a quantidade de multas reduza naturalmente.
- Claro que esse absurdo de multas agora foi porque, realmente, as pessoas, embora soubessem das conversões, entenderam que não deviam atender à sinalização. Mas na medida em que as coisas vão sendo implementadas, elas se obrigam. Quando tiver dois corredores, mesmo que queiram, não vão conseguir fazer conversões à direita, porque vão se expor à possibilidade de acidentes maiores - acredita Noll.
Conforme Noll, desde que as conversões foram proibidas, a velocidade média do transporte coletivo na Sinimbu aumentou de 4 km/h para cerca de 6,5 km/h. Melhoria causada principalmente pela proibição na esquina com a Garibaldi, que tem alto fluxo. Noll, alerta que, com ou sem redução o número, a presença da fiscalização no centro vai ser permanente.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, realizar conversões proibidas é infração grave, com multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira.
>> Confira os números
- Multas por conversões proibidas registradas em toda a cidade:
Conversões a Direita:
- 2012: 7
- 2013: 6
- 2014: 2.247 (janeiro à setembro)
Conversões à esquerda:
- 2012: 490
- 2013: 437
- 2014: 654 (janeiro à setembro)
- Multas por conversões proibidas nos cruzamentos alterados pelo SIM Caxias:
Conversões à esquerda:
- Av. Júlio de Castilhos com Rua Garibaldi: 175
- Av. Júlio de Castilhos com Rua Dr. Montaury: 41
- Av. Júlio de Castilhos com Rua Visconde de Pelotas: 150
- Av. Júlio de Castilhos com Rua Marques do Herval: 22
Conversões à direita:
- Rua Sinimbu com Rua Garibaldi: 1.566
- Rua Sinimbu com Rua Dr. Montaury: 678