Em Caxias do Sul a aplicação da segunda dose da vacina contra o HPV já alcançou 6.788 meninas, o que corresponde a 71% das que podem ser imunizadas. O número está abaixo da meta, que é 80%, mas a Secretaria da Saúde considera o percentual aceitável. A maior preocupação está relacionada às meninas que completaram 11 anos entre março e outubro.
A estimativa da prefeitura é que cerca de 3 mil estejam neste grupo. Todas deveriam tomar a primeira dose nesta fase da campanha, mas até o final da semana passada apenas 327 tinham se vacinado. Na primeira etapa, em março, das 9.448 meninas aptas, 84% receberam a dose. A diretora de Vigilância em Saúde de Caxias do Sul, Maria Ignez Bertelli, alerta que a vacina previne contra o câncer de colo de útero, que é a quarta principal causa de morte do país.
- O vírus HPV tem uma gama grande de subtipos, sendo que alguns são responsáveis pela formação de câncer de colo de útero. Uma vez que a pessoa é contaminada, pode evoluir para um câncer de colo de útero. Então, a prevenção com essa vacina é a para o câncer de colo de útero.
Quem ainda não se vacinou deve procurar uma UBS. Em Caxias, a orientação da Secretaria da Saúde é que a imunização seja realizada até o final deste mês. A vacinação contra o HPV inclui meninas de 11 anos e 13 anos e é aplicada em três doses.