A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul aprovou na sessão desta quarta-feira o projeto que autoriza o município a pagar indenização no valor de quase R$ 2,9 milhões para desapropriação de terreno do Esporte Clube Juventude. A proposta depende agora da sanção do prefeito Alceu Barbosa Velho.
O projeto teve 15 votos favoráveis e três contrários. Rodrigo Beltrão (PT), que havia feito pedido de vista na sessão de terça para avaliar melhor o projeto, voltou a questionar a desapropriação e votou contra. Ele chegou a insinuar que a pressa para aprovação teria relação com o pleito de domingo. Os colegas de bancada Denise Pessôa e Kiko Girardi não acompanharam Beltrão e votaram a favor da proposta.
O terreno tem seis hectares e fica entre as Ruas Olímpio Susin, Atílio Andreazza e a Rota do Sol. Embora pertença ao Juventude, o clube não utiliza a área, já que os campos do centro de treinamento ficam na Rua Atílio Andreazza, do outro lado da Rota do Sol.
O pagamento será feito com recursos do Samae e será realizado por meio de depósito judicial. Isso porque a Justiça deve decidir para quem vai o dinheiro, já que o terreno está penhorado. Depois que a incorporação for finalizada, a área será decretada de preservação permanente.