A Secretaria Estadual da Saúde assinou um contrato com o Hospital Pompéia para a ampliação de dez leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Os leitos serão de uso preferencial para pacientes do Sistema Único de Saúde. A ampliação vai beneficiar não somente o Pompéia, mas Caxias do Sul. Isso porque a cidade possui somente 71 leitos de UTI quando o necessário, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), seriam 165 leitos para uma cidade com quase 500 mil habitantes. Caxias avança pouco: de 43% passa para 49% do recomendado pela OMS.
Francisco Ferrer, diretor do Hospital Pompéia, explica que os novos leitos serão construídos no terceiro andar do prédio, onde atualmente funciona a Enfermaria de Cuidados Intermediários, reservada para pacientes em transição da UTI para o quarto. Os seis leitos da enfermaria não deixarão de existir: serão transferidos para o segundo andar.
- A ampliação vai ser importante na retaguarda a pacientes que se submetem a cirurgias de grande complexidade, como intervenções cardíacas e oncológicas. Muitas vezes, esses pacientes precisam aguardar que um leito fique vago para que faça o procedimento cirúrgico. A prioridade, sempre, é de pacientes da emergência, pois normalmente envolve risco de morte - ressalta Ferrer.
De acordo com o diretor, projeta-se que a unidade entre em funcionamento a partir do segundo trimestre do ano que vem. A obra envolve, primeiramente, a alocação da enfermaria no segundo andar para, posteriormente, o início da construção dos leitos. Além disso, o hospital depende da liberação dos equipamentos de UTI do governo do Estado.
- Esperamos que ainda nesta semana o recurso seja nos repassado (R$ 430 mil), para que possamos começar as obras - afirma Ferrer.
A Secretária Municipal de Saúde, Dilma Tessari, comemora a assinatura do convênio, pois a criação de novos leitos de UTI beneficiará toda a região.
- A demanda por leitos de UTI não é só para Caxias do Sul. Isso impacta positivamente toda a região. Vai ajudar na retaguarda de cirurgias de grande complexidade, bem como no atendimento de pronto-atendimento. Muitas vezes, algumas pessoas vão direto do PA para a UTI. Esperamos que, com isso, também se reduza a retenção de macas do Samu.
Hoje, o Hospital Pompéia conta com 30 leitos para UTI adulto: dez para a rede privada e 20 para o SUS.
SUS
Hospital Pompéia, em Caxias do Sul, ganhará dez novos leitos de UTI
Entidade firmou acordo com Secretaria Estadual da Saúde
GZH faz parte do The Trust Project