Com a chegada de um caminhão de bombeiros mais moderno ao aeroporto de Caxias do Sul, o terminal poderá ter sua categoria elevada para receber aeronaves com capacidade para mais de 180 passageiros. O caminhão mais moderno e com capacidade maior irá substituir o mais antigo do aeroporto que já apresentou problemas. O terminal continuará tendo dois veículos de combate a incêndio.
A partir disso e de outras melhorias de segurança que ainda serão realizadas, a categoria do aeroporto poderá subir de cinco para seis. Essa elevação possibilitará que aeronaves maiores pousem e decolem no terminal. Atualmente, o maior avião que o aeroporto recebe é da Gol, um 737-700, com capacidade para 144 pessoas. Com a categoria maior, poderá receber aeronaves 737-800, para até 189 passageiros. Mas isso vai depender do interesse das companhias aéreas.
O diretor-executivo do aeroporto, Marcos Arguelles, acredita que o movimento do aeroporto irá aumentar.
- O ganho é em relação à segurança em primeiro lugar e também uma operação com aeronaves maiores e consequente aumento de número de passageiros, com mais linhas e mais destinos.
A elevação de categoria não é automática com a chegada do novo caminhão. Outras questões técnicas de segurança deverão ser implantadas e uma vistoria deve atestar que tudo foi seguido.
Nos últimos anos, por duas vezes, o aeroporto foi rebaixado de categoria por problemas em um dos caminhões de bombeiros. Em 2007, o aeroporto ficou seis dias sem receber aeronaves maiores pela falta de um dos veículos que estava em manutenção. Em março de 2013, um parecer da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) apontou falha em um canhão do caminhão, o que provocou a queda de categoria para 3, fazendo com que apenas aeronaves de até 70 passageiros pudessem utilizar o terminal durante uma semana.
O novo caminhão custou R$ 1,6 milhão e foi adquirido via Programa Federal de Auxílio a Aeroportos. Do total de recursos, 10% veio do Estado e 90% da União.
Infraestrutura
Aeroporto de Caxias do Sul poderá receber aviões com mais de 180 passageiros
Novo caminhão de bombeiros e melhorias na segurança possibilitarão elevação de categoria
GZH faz parte do The Trust Project