Neste final de semana o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) completa 10 anos de atuação em Caxias do Sul. Naquele 24 de agosto de 2004, o plantão 24 horas começou a funcionar em um prédio alugado da Rua Visconde de Pelotas. Gilmar Padilha Flores, 52 anos, um dos responsáveis pela implantação do serviço no município, foi o primeiro médico plantonista do Samu em Caxias. Gilmar segue na ativa.
- O Samu foi instalado em caráter temporário, seguindo os padrões do projeto federal. Assim como hoje, o primeiro atendimento era pelo telefone, por meio da regulação. É uma triagem em que se identifica a situação do paciente. O médico regulador faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento, orientando o paciente sobre as primeiras ações a serem tomadas - explica.
Gilmar estava acostumado com a rotina de médico socorrista. Desde que se formou, em 1990, trabalhou em praticamente todos os pronto-atendimentos de Caxias. Inclusive foi o primeiro plantonista em dois serviços privados de atendimento móvel na cidade. O dia a dia em uma ambulância lhe era familiar, mas a regulação, via telefone, era novidade.
- Muitas pessoas acham que só estão sendo atendidas se enviamos uma ambulância. Mas, às vezes, são casos que não demandam o deslocamento de uma unidade. Mesmo assim, orientamos as pessoas da melhor forma possível. Gosto de regular, mas o que me realiza é a intervenção. É uma situação de risco para o paciente em que a minha intervenção pode salvar uma vida - ressalta.
Além do Samu, Gilmar trabalha no CES e no S.O.S. da Unimed. Não bastasse, é cirurgião plástico. Apesar do dia a dia extremamente corrido - só volta para casa para tomar banho e dormir - sente-se realizado com a profissão que escolheu:
- É claro que o lazer faz falta, ver mais a família e os amigos também. A rotina é bem complicada, mas me deixa feliz. Prestar socorro, ajudar as pessoas, é algo que me dá muito prazer. Já são 24 anos que ando de ambulância pela cidade tentando salvar vidas. E pretendo continuar por muito tempo ainda.
Hoje o Samu funciona junto ao prédio do Postão 24 horas. Conta com cinco ambulâncias e uma equipe formada por 25 médicos, sete enfermeiros, 17 técnicos de enfermagem, três auxiliares de enfermagem, 20 motoristas e 17 auxiliares de regulação (atendimento pelo telefone). O serviço atende cerca de 1,1 mil ligações diárias e 45 atendimentos realizados com ambulâncias.
Saúde
Samu completa 10 anos de atuação em Caxias do Sul neste domingo
Serviço realizou mais de 174 mil atendimentos com ambulância
GZH faz parte do The Trust Project