A opinião é unânime: o padre Ênio era um homem carismático, trabalhador e bastante popular entre os caxienses. Ênio Tarasconi, 88 anos, pároco da comunidade Pio X, morreu na noite da quinta-feira após perder a luta contra o câncer ósseo, diagnosticado no começo do ano. Com 63 anos de sacerdócio e 43 atuando como pároco do Pio X, Ênio executou uma ação importante: ele foi responsável pela criação de 23 capelas em Caxias do Sul e em cidades da região, como Marau, Carlos Barbosa e Cambará do Sul. Logo que identificava o surgimento de um vilarejo com pessoas dispostas a frequentar a religião católica, unia esforços para erguer capelas.
- Ele nem precisava pedir doação de material. Os moradores de Caxias doavam dinheiro ou materiais porque sabiam que ele iria construir capelas e igrejas em bairros que precisavam. E fazia isso como ninguém - lembra Valmir Susin, 74 anos, amigo do padre há pelo menos seis décadas.
Nos últimos dias, ainda que bastante debilitado em função do câncer, Ênio seguia lúcido e recebia visitas da comunidade. Ele não deixava de ler o jornal diariamente e aconselhar quem pedia ajuda para o experiente padre. Rezou a última missa no dia 13 de maio. Recentemente, chegava a consolar os amigos que temiam pela morte do vigário.
- O Ênio me disse: 'Neca, põe o pé no chão e não tema a morte. Deus sabe o que faz, e eu não vou sofrer por muito tempo' - emociona-se a vizinha Maria Inês Tonetto Keil, 60 anos.
Para o bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni, o padre deixa saudades para toda a comunidade.
- Serve como exemplo de dedicação e preocupação em espalhar a palavra de Deus. O trabalho dele foi muito importante e deixará um legado brilhante_ avalia.
O padre está sendo velado no Memorial São José até as 14h e, depois, o velório será transferido para a paróquia Pio X. A missa de encomendação ocorre às 9h30min do sábado.
Exemplo de fé
Padre Ênio, morto na noite da quinta, construiu 23 capelas em Caxias do Sul
Padre de 88 anos perdeu a luta contra o câncer ósseo
GZH faz parte do The Trust Project