Nesta semana o Brasil foi positivamente sacudido com a Medalha Fields entregue a Artur Avila. Aos 35 anos, Artur abiscoitou o "Nobel da Matemática", disputa acirradíssima no universo dos números, seara em que o Brasil é ruim pra caramba. Todos os estudos concluem que o estudante brasileiro é péssimo em matemática (registre-se o lamento: também somos bastante ruins em outras matérias). A premiação do gênio carioca foi na Coreia do Sul, coisa de gente grande.
Corta para o Brasil, dê um Google em Caxias e leve a lupa sobre Galópolis. Três alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ismael Chaves Barcellos concorrem na 4ª Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. A promoção é do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e envolve estudantes de todo o país. Neste ano, a Olimpíada vem com o título O Lugar Onde Vivo e traz as categorias Poema (do 5º e 6º anos), Memórias Literárias (7º e 8º anos) e Crônicas (8ª série).
Praticamente todos os alunos da Ismael colocaram a cachola para funcionar e levaram ao papel seus conhecimentos, dotes, expectativas, sentimentos, valores, temores, tudo sob a orientação dos professores de Língua Portuguesa do colégio.
O vencedor nacional da Olimpíada Escrevendo o Futuro sai em dezembro. O caminho até lá é desafiador. Os três alunos da Ismael concorrem com todos os alunos de outras escolas de Caxias que se inscreveram (a inscrição se encerra hoje). Vencida a etapa municipal, os três caxienses disputam o certame estadual (em setembro). Os três melhores gauchinhos concorrem à medalha de ouro, em dezembro.
A Escola Ismael Chaves Barcellos participou das quatro edições da Olimpíada Escrevendo o Futuro. Todas as escolas participantes merecem louros pelo simples fato de incentivar os alunos. Coloco a lupa em Galópolis porque a direção da escola tem carinho visivelmente especial pelo ensino do idioma escrito. Os três trabalhos são escolhidos por jornalistas, escritores, professores.
- É muito bom que os alunos estejam escrevendo - comentou com propriedade o professor e diretor-geral da Câmara de Vereadores, Normelio Zanotto, um dos integrantes da seleção.
Essa boa solenidade dada à seleção indubitavelmente incentiva a galera a escrever com mais cuidado, pois terá os textos submetidos a uma comissão externa. Sorte aos três selecionados da Ismael. Sorte aos três vencedores da etapa caxiense da Olimpíada.
Quem sabe sai daqui um geniozinho das letras?
Opinião
Gilberto Blume: geniozinhos das letras
Três alunos de escola de Galópolis concorrem em olimpíada de Língua Portuguesa
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: