Enquanto Caxias do Sul, com aproximadamente 460 mil habitantes, prepara uma ciclovia de 700 metros na Luiz Michelon junto à implantação do Sistema Integrado de Mobilidade - Sim Caxias -, os cerca de 4 mil moradores de Cotiporã receberão, dentro de três meses, uma ciclovia de 1,5 km. A iniciativa da gestão atual em implantar o trecho, à beira da ERS-359, é oferecer uma alternativa de mobilidade urbana e segurança para quem trafega a pé pela via.
- Ela vai ligar o centro ao bairro Zalamena, onde há muitas empresas. Na rodovia, não há passeio público e as pessoas precisam caminhar na via, se expondo ao perigo. A ciclovia vem atender a questão de mobilidade e também de lazer, pois é um trecho extenso que permite também a prática de caminhadas e corridas - explica José Carlos Breda, prefeito do município.
A ciclovia terá três metros de largura, com via dupla e separada da ERS-359 por um canteiro. O trecho receberá arborização e iluminação pública. O orçamento total da obra é de R$ 700 mil, sendo 350 oriundos do Ministério do Esporte e o restante dos cofres do município. A previsão é que a ciclovia seja entregue à comunidade em outubro deste ano.
- Queremos estimular o uso de bicicleta como meio de transporte. É um pedido antigo dos moradores e que trará mais segurança para quem trafega pela via - ressalta Breda.
Mobilidade
Ciclovia de 1,5 km começa a ser construída em Cotiporã
Trecho está sendo implantado à beira da ERS-359
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: